DÚVIDAS

A expressão expletiva «é... que...»

No período «É a tarde que chega», ocorre o emprego da expressão expletiva «É... que», caracterizando um período simples, ou trata-se de um período composto formado por duas orações distintas («É a tarde» e «que chega»)?

Além disso, na análise sintática do período, o sujeito da forma verbal chega é «tarde» ou «que»?

Obrigado!

Resposta

O recurso estilístico «É... que...» é classificado* como expressão expletiva, pois realça, enfatiza, focaliza o sujeito da frase «a tarde» – note que o sintagma «a tarde» não está preposicionado, logo não pode ser uma locução adverbial de tempo. Suprimindo-se tal expressão expletiva, comprova-se isso claramente: «A tarde chega.»

Dentro da análise gramatical praticada no Brasil, quando há uma expressão expletiva na frase, o verbo ser que a forma não é tomado como constituinte de oração. Além disso, o vocábulo que, elemento desta construção, não exerce nenhuma função sintática.

Assim, há apenas uma (1) oração na frase "É a tarde que chega".

Sempre às ordens!

*Visto ser brasileiro o consulente, a nomenclatura usada na resposta reflete a metalinguagem empregada na tradição gramatical do Brasil.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa