DÚVIDAS

A função do pronome nos verbos reflexos

Gostava que me esclarecesse uma dúvida que tenho em relação à função sintáctica do pronome pessoal nos verbos pronominais reflexos. Por exemplo, qual a sua função nas seguintes frases: «Eu chamo-me João» ou «Ele lava-se todos os dias». Terá a função de sujeito ou de complemento directo? Porquê?
Desde já agradeço a sua disponibilidade e exprimo o desejo de que este sítio permaneça activado durante muitos e longos anos, pois é de grande utilidade para muitos falantes da língua portuguesa.

Resposta

1. «Eu chamo-me João.»
2. «Ele lava-se todos os dias.»

Na primeira frase, encontram-se dois pronomes pessoais da primeira pessoa do singular, com funções sintácticas diferentes. Eu é o sujeito, e me é o complemento de objecto directo com valor reflexo, uma vez que o sujeito e o complemento directo se referem a uma mesma pessoa. É o que quer dizer reflexo, reflecte como um espelho.

Na segunda frase, existem dois pronomes pessoais da terceira pessoa do singular, com valores sintácticos distintos. O sujeito é ele e o complemento directo é se, também com valor reflexo, pelo motivo já indicado na análise da primeira frase.
Em nome do Ciberdúvidas, muito obrigada pelas suas palavras de incentivo.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa