A aplicação do novo Acordo Ortográfico em Portugal - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A aplicação do novo Acordo Ortográfico em Portugal

Gostaria de perguntar à equipa do Ciberdúvidas se o novo Acordo Ortográfico já pode (e deve?) ser aplicado. Tenho vindo a constatar diariamente o seu uso na imprensa portuguesa escrita, no entanto não disponho de nenhuma informação que me leve a concluir que este procedimento é correcto. Para não falar na ausência total de informações a este respeito por parte das associações profissionais.

Muito obrigada e os melhores cumprimentos.

Manuela Ramalho Tradutora Bona, Alemanha 5K

Em Março de 2008 o Acordo Ortográfico foi aprovado pelo Governo português e ratificado pelo Presidente da República, sendo estipulada uma moratória de seis anos para a sua integral aplicação. Este período de transição termina em 2015, ano em que o Acordo Ortográfico passa a vigorar em Portugal, na sua plenitude.

A agência de notícias Lusa passou, desde Janeiro de 2010, a apresentar os seus textos redigidos pelo novo Acordo, no seguimento do que já sucedera com o jornal desportivo "Record" e a Universidade Lusófona. Seguiram-se o grupo Impresa, a RTP e a Portugal Telecom, entre outras entidades públicas e privadas. O Ministério da Educação de Portugal anunciou que a aprendizagem da escrita e da leitura se vai fazer pela nova ortografia a partir do ano lectivo de 2011/2012, altura em que,  nós, aqui, no Ciberdúvidas, o faremos igualmente. O restantes órgãos e publicações do Estado português passam a reger-se  pela nova ortografia a partir de Janeiro de 2012.

Até Setembro de 2011, no Ciberdúvidas, mantemos as duas grafias (a opção pela leitura das nossas respostas e textos numa ou noutra grafia está disponível no canto superior direito da página). A partir desta data, vigorará também o Acordo Ortográfico em todos os textos aqui disponíveis.

Ana Martins/José Mário Costa