Em Março de 2008 o Acordo Ortográfico foi aprovado pelo Governo português e ratificado pelo Presidente da República, sendo estipulada uma moratória de seis anos para a sua integral aplicação. Este período de transição termina em 2015, ano em que o Acordo Ortográfico passa a vigorar em Portugal, na sua plenitude.
A agência de notícias Lusa passou, desde Janeiro de 2010, a apresentar os seus textos redigidos pela nova norma ortográfica, no seguimento do que já sucedera com o jornal desportivo Record e a Universidade Lusófona. Seguiram-se o grupo Impresa, a RTP * e a Portugal Telecom, entre outras entidades públicas e privadas. O Ministério da Educação de Portugal anunciou que a aprendizagem da escrita e da leitura se vai fazer pela nova ortografia a partir do ano lectivo de 2011/2012, altura em que, nós, aqui, no Ciberdúvidas, o faremos igualmente. O restantes órgãos e publicações do Estado português passam a reger-se pela nova ortografia a partir de Janeiro de 2012.
Até Setembro de 2011, no Ciberdúvidas, mantemos as duas grafias (a opção pela leitura das nossas respostas e textos numa ou noutra grafia está disponível no canto superior direito da página). A partir desta data, vigorará também o Acordo Ortográfico em todos os textos aqui disponíveis – salvo os dos autores que, por opção, continuam a seguir a seguir a norma de 1945.
* Praticamente, todos os princiais órgãos de informação portugueses passaram a seguir o Acordo Ortográfico de 1990, o últtimo dos quais foi o Diário de Coimbra, a partir de 30 de maio de 2022. Exceção: o jornal Público.
Cf. Guia para a nova ortografia da língua portuguesa + Perguntas Frequentes sobre o Novo Acordo Ortográfico + Nova Ortografia (Modo de Usar) + Sobre a Aplicação do Acordo Ortográfico + Desinformação e inverdades à volta do Acordo Ortográfico + A realidade do Acordo Ortográfico dez anos depois