DÚVIDAS

O verbo intransitivo caminhar

Se o verbo intransitivo fala só por si, porque na frase «A Alda caminhou muito» dizem que é verbo intransitivo, mas tem um complemento – muito?

Agradeço a vossa explicação.

Resposta

Quando se diz que um verbo é intransitivo, afirma-se que, pela sua natureza, ele não seleciona qualquer tipo de complemento. É o que acontece, por exemplo, na frase (1):

(1) «A árvore caiu.»

Nesta frase, o verbo cair não pede complemento. Por esta razão, classifica-se como sendo um verbo intransitivo.

Já na frase (2), o verbo comprar é transitivo porque pede um complemento direto:

(2) «A Rita compra um livro.»

Os verbos intransitivos não selecionam um complemento porque não precisam de um constituinte que lhes complemente a significação. Eles bastam-se a si próprios para descrever uma determinada situação. O verbo comprar, por seu turno, já necessitará um constituinte que forneça informação sobre o que se comprou, o que significa que se trata de um verbo transitivo.

Não obstante, os verbos intransitivos podem combinar-se com constituintes que forneçam informações sobre variadas circunstâncias da situação que o verbo descreve. Assim, o verbo cair da frase (1) pode combinar-se com um constituinte que informe sobre o momento em que aconteceu a situação (3) ou com outro constituinte que apresente informações sobre o modo como a situação se desenrolou (4):

(3) «A árvore caiu ontem.»

(4) «A árvore caiu violentamente.»

Os constituintes ontem e violentamente não são complementos do verbo cair. São antes modificadores, o que significa que podem ser retirados da frase, sem que esta perca gramaticalidade, porque o verbo não necessita deles.

A mesma situação tem lugar com o verbo caminhar. Este é um verbo intransitivo1, pelo que a frase (5) é perfeitamente gramatical:

(5) «A Alda caminha.»

Não obstante, o verbo caminhar poderá combinar-se com constituintes que forneçam informação sobre a quantidade (6) ou sobre o tempo (7):

(6) «A Alda caminha muito.»

(7) «A Alda caminha à quinta-feira.»

Tanto muito como «à quinta-feira» são constituintes que podem ser omitidos da frase, pelo que se considera que desempenham a função de modificador.

Disponha sempre!

 

1. Note-se, não obstante, que o verbo caminhar poderá ter um uso transitivo indireto em frases como «Ele caminha pela estrada.».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa