DÚVIDAS

A regência e classificação do verbo continuar

O verbo continuar é transitivo direto ou indireto? Ou depende de uma escolha própria de quem fala? «Ele deve continuar essa tarefa.» ou «Ele deve continuar com essa tarefa.» ou ainda «Ele deve continuar a fazer essa tarefa.»

P.S. – Existe alguma obra impressa sobre regência verbal e nominal que cubra grande parte das palavras do Português?

Obrigado.

Resposta

O verbo continuar é transitivo direto e indireto, intransitivocopulativo e auxiliar, segundo Malaca Casteleiro, no seu Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, que apresenta os seguintes exemplos:

  1. «O filho não quer continuar o negócio do pai.» (transitivo direto) 
  2. «Espero que o aluno continue com o estudo.» (transitivo indireto)
  3. «A chuva vai continuar.» (intransitivo) 
  4. «Apesar da idade, ele continua um homem elegante.» (copulativo)
  5. «O desemprego continua a aumentar na região.» (auxiliar)

 

Quando os verbos são transitivos diretos e indiretos, colocar a preposição será sempre uma escolha de quem escreve, de acordo com o seu próprio hábito e gosto ou para evitar uma repetição da preposição numa frase que, eventualmente, já a inclua. 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa