Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem da expressão «Foi assim que a Alemanha perdeu a guerra»

Qual a origem da expressão «Foi assim que a Alemanha perdeu a guerra»? Obrigado.

Francisco Esteves Técnico de telecomunicações Lisboa, Portugal 8K

«Foi assim que a Alemanha perdeu a guerra» é uma expressão de muito baixo nível. Corresponde à posição de um homossexual passivo no momento do acto sexual.1

1N. E.: Uma consulente de Braga (Portugal), Tina Barbosa, dá a seguinte achega: «"Foi assim que a Alemanha perdeu a guerra" será uma expressão de baixo calão, mas não se refere apenas à posição passiva do homosexual no acto, servindo também para ilustrar qualquer posição em que a "parte traseira" da pessoa se encontre elevada, ou melhor dizendo, tenha o rabo empinado. O mais importante é a referência à Alemanha dizendo-se desta que terá perdido a guerra por ter sido atacado com toda a força pela Rússia pela retaguarda quando menos esperava.»

A. Tavares Louro