Gostaria de saber se o verbo apreender pode ser usado com relação a pessoas, como sinónimo de prender. Tenho visto este uso algumas vezes em jornais e causa-me um certo estranhamento.
Obrigado.
Qual a função da palavra que nas seguintes frases?
— «Que agradável manhã!»
— «Tenho que ir à cidade.»
— «Há nela um quê de atraente.»
— «Haverá sempre necessidade de que o povo fiscalize as acções dos políticos.»
— «Só desejamos uma coisa: que a nova geração seja melhor que a anterior.»
Como se pronuncia o nome próprio Edgar, atendendo a que algumas pessoas colocam a tónica na penúltima sílaba e outras na última?
Obrigada.
Num destes dias surgiu a discussão no meu grupo de amigos sobre a questão de alguns nomes próprios, como o meu, terem o de pelo meio (exemplo: Pinheiro de Oliveira). E alguém disse que seria uma regra e não uma opção, porque uma palavra termina em vogal e outra começa com vogal. A minha dúvida é: existe essa regra? O meu nome poderia ser Pinheiro Oliveira simplesmente?
Com base na resposta da consultora Eunice Marta, em 20/10/2009, sobre o uso da locução em que pese, a construção «em que pese o fato de/de que» é certa, ou errada? Pelas explicações, creio que está errada, mas não fiquei totalmente esclarecida, até porque é muito usada aqui no Brasil (numa pesquisa no Google, encontrei 611 000 ocorrências). Vou usar os mesmos exemplos anteriores:
1) «Em que pese o fato de o réu ter negado a autoria do delito, foi condenado.»
2) «Em que pese o fato de que o réu tenha negado a autoria do delito, foi condenado.»
Obrigada.
O idioma siríaco é o aramaico clássico, ou o neo-siríaco, ou ainda o dialeto aramaico falado na Síria? Até que ponto o siríaco pode ser considerado sinônimo do aramaico?
O aramaico falado por Jesus Cristo e seus apóstolos na Terra Santa era o mesmo siríaco da Síria, ou um dialeto deste?
Por favor, a luz que brilha mais que a do sol: a do Ciberdúvidas. É óbvio.
Gratíssimo.
O que está correto: «Dar uma olhada em algo» (ex.: «Deu uma olhada nos meninos»), ou «Dar uma olhada para algo» (ex.: «Deu uma olhada para os meninos»)?
Agradeço que me indiquem se o verbo curtir (no sentido de «desfrutar, gostar») tem alguma norma que exige ou não a utilização da preposição de junto com o artigo seguinte. Exemplos:
1. «Curto do actor X.»
2. «Curto o actor X.»
Agradeço desde já a atenção dispensada.
Seria possível ajudarem-me quanto à definição destas palavras?
Tal como existe o substantivo rescisão, relacionado com o verbo rescindir, existirá algum substantivo relacionado como verbo prescindir (sugestão: "prescisão")?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações