DÚVIDAS

Sobre a concordância do verbo existir
Depois de pesquisar sobre a utilização dos verbos haver e existir quando têm o mesmo sentido, concluí que o verbo existir é pessoal e deve concordar com o seu sujeito: «Existem dois quartos e uma sala de estar nos apartamentos.» O verbo haver fica no singular porque não tem sujeito, mas os seus sinónimos têm sujeito e devem concordar: «Há dois quartos e uma sala de estar nos apartamentos.» E se se tratar de uma enumeração? Tenho obrigatoriamente de conjugar o verbo? «Existem sauna, hidromassagem e banhos turcos à disposição», ou «Existe sauna, hidromassagem e banhos turcos à disposição»? Muito obrigada pela vossa atenção!
Concordância com sujeito composto ligado por nem
Gostaria de esclarecer de uma vez por todas uma dúvida que tenho na letra de uma canção que escrevi, os versos são os seguintes: «Quero lhe dizer que isso é apenas um momento E nada nem o tempo, me (fará ou farão) desistir tão fácil de você Sou persistente e por sinal Nessa história boto vírgula e não ponto final...» Devo utilizar fará, ou farão? Devo concordar no singular ou no plural? Muito obrigado.
Sintaxe do verbo assistir
Desde já agradeço a existência do vosso site! É uma grande ajuda quando me surge uma dúvida! A dúvida que me surgiu agora é relativamente ao verbo assistir e o uso da preposição; qual é a forma mais correta nesta frase? «Trata-se de um direito que assiste o presidente», ou «... assiste ao presidente»? Li a vossa explicação sobre a regência deste verbo mas continuei com a dúvida em relação a esta frase. Obrigada.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa