Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Eliane Nogueira Coordenadora pedagógica São Paulo, Brasil 20K

Por favor me esclareçam se a expressão «paralelamente juntos» na frase «estamos construindo paralelamente juntos neste estádio» está correta.

Pois paralelo não significa «lado a lado»?

Nuno Santos Professor Leiria, Portugal 7K

Gostaria de saber se, na frase «O tal telemóvel não era meu», o determinante demonstrativo é tal, ou «o tal».

João Tomé Tradutor Lisboa, Portugal 4K

Vi a vossa resposta à questão sobre desviância e não concordo com a resposta dada de que o correcto em estatística é deviation (e não deviance). São duas coisas diferentes. De acordo com um dicionário online:

«Deviance: (Mathematics & Measurements/Statistics) Statistics a measure of the degree of fit of a statistical model compared to that of a more complete model.» Assim, gostaria de saber se desviância poderá ser uma tradução adequada para deviance.

Olga Pedroso Professora Marinha, Portugal 8K

Gostaria de colocar a seguinte questão, referente à utilização do verbo dever, na forma reflexa e à função sintática que se lhe segue. Vejamos a seguinte frase:

«A modernização deve-se à aplicação de técnicas sofisticadas.»

Nesta situação, o verbo seleciona a preposição a, não podendo ser substituído pelo pronome lhe: *«A modernização deve-se-lhe...» Assim, o verbo será seguido de complemento oblíquo?

Se a frase fosse «Esta recompensa deve-se ao empenho dos alunos», teríamos uma situação similar?

Alice Aragão Professora Setúbal, Portugal 7K

Na expressão «Tanto pior para ele», pior é o comparativo do adjetivo mau, ou do advérbio mal?

Fátima Norte Professora de Língua Portuguesa Leiria, Portugal 2K

Como analisar sintaticamente a frase «Eles tornaram-se inseparáveis»?

«Inseparáveis» = predicativo do sujeito? «Se» = ?

José Henrique Sento Sé Analista de sistemas Rio de Janeiro, Brasil 5K

«Os amigos lhe esperavam para iniciar o passeio.»

Por que a construção da frase acima está errada?

Maria Lima Estudante Lisboa, Portugal 9K

Gostaria de saber qual a opção correcta: «para demonstrar que», ou «para demonstrar como»?

Roberto de Souza Economista Carcavelos, Portugal 5K

Qual a forma (mais) correta de designar o natural da cidade do Cartaxo (Portugal): cartaxeiro, ou cartaxense? Adicionalmente, ao referir-se, por exemplo, à indústria localizada naquela cidade/Concelho do Cartaxo, como designar: «indústria cartaxense», ou «indústria cartaxeira»?

Aliomário Moreira Orientador Piritiba, Brasil 5K

Na frase «Ninguém esperava que o candidato pudesse vencer a eleição», qual a classificação da oração subordinada?