Por favor me esclareçam se a expressão «paralelamente juntos» na frase «estamos construindo paralelamente juntos neste estádio» está correta.
Pois paralelo não significa «lado a lado»?
Gostaria de saber se, na frase «O tal telemóvel não era meu», o determinante demonstrativo é tal, ou «o tal».
Vi a vossa resposta à questão sobre desviância e não concordo com a resposta dada de que o correcto em estatística é deviation (e não deviance). São duas coisas diferentes. De acordo com um dicionário online:
«Deviance: (Mathematics & Measurements/Statistics) Statistics a measure of the degree of fit of a statistical model compared to that of a more complete model.» Assim, gostaria de saber se desviância poderá ser uma tradução adequada para deviance.
Gostaria de colocar a seguinte questão, referente à utilização do verbo dever, na forma reflexa e à função sintática que se lhe segue. Vejamos a seguinte frase:
«A modernização deve-se à aplicação de técnicas sofisticadas.»
Nesta situação, o verbo seleciona a preposição a, não podendo ser substituído pelo pronome lhe: *«A modernização deve-se-lhe...» Assim, o verbo será seguido de complemento oblíquo?
Se a frase fosse «Esta recompensa deve-se ao empenho dos alunos», teríamos uma situação similar?
Na expressão «Tanto pior para ele», pior é o comparativo do adjetivo mau, ou do advérbio mal?
Como analisar sintaticamente a frase «Eles tornaram-se inseparáveis»?
«Inseparáveis» = predicativo do sujeito? «Se» = ?
«Os amigos lhe esperavam para iniciar o passeio.»
Por que a construção da frase acima está errada?
Gostaria de saber qual a opção correcta: «para demonstrar que», ou «para demonstrar como»?
Qual a forma (mais) correta de designar o natural da cidade do Cartaxo (Portugal): cartaxeiro, ou cartaxense? Adicionalmente, ao referir-se, por exemplo, à indústria localizada naquela cidade/Concelho do Cartaxo, como designar: «indústria cartaxense», ou «indústria cartaxeira»?
Na frase «Ninguém esperava que o candidato pudesse vencer a eleição», qual a classificação da oração subordinada?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações