Existem pronúncias erradas?
Como se diz: «cantar o hino nacional», ou «entoar o hino nacional»?
Grata.
«Não! Não era a ansiedade demolidora o que ele queria; muito menos o ardor vil pelas curvas crescentes de lucratividade e (nem) o papel de mera peça descartável de uma gigantesca máquina de produção.»
Na frase acima é melhor empregar e, ou nem?
Obrigado.
Lembro-me de o meu professor de Português ter ensinado durante uma aula que os habitantes da Finlândia eram designados como "finos". Acontece que já procurei em vários dicionários e não encontro a definição e sempre vejo e ouço que são designados "finlandeses".
Grato pela ajuda que me possam prestar.
Qual o feminino de soba?
Grata.
Gostaria que fosse esclarecido, por favor, no que concerne à Prosódia que é um ramo da linguística.
O que é a Prosódia? Como se identifica? Que variantes ou modos existem?
Gostaria, igualmente, que me enviassem alguns exemplos práticos relativamente à Prosódia.
Gostaria de saber a origem de beleléu e das seguintes expressões com a referida palavra: (a) «ir para o beleléu», com o sentido de «morrer»; e (b) «mandar para o beleléu», com o significado de «matar».
Qual é o significado do provérbio «candeia que vai à frente alumia duas vezes»?
Alguém pode "rotar" depois de comer? Será que o correto é arrotar, isto é, emitir gases do estômago pela boca? E o verbo rotar? Existe, ou não?
Grato.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações