DÚVIDAS

A sintaxe de mergulhado (particípio passado de mergulhar)
Como classificar sintaticamente a frase «Portugal está mergulhado em profunda crise»? Este problema foi-me colocado e, depois de discutido em grupo, chegámos a esta conclusão que não sei se estará correta. Sujeito – «Portugal»; Predicado – «está mergulhado em profunda crise»; Predicativo do sujeito – «mergulhado em profunda crise»; Complemento do adjetivo – «em profunda crise»; Modificador restritivo do adjetivo – «profunda». Gostávamos de ter a vossa opinião. Obrigada.
A coordenação num sujeito composto
No decurso da realização de um questionário sobre a cena do Onzeneiro [no Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente] surge, na parte da gramática, a seguinte frase: «Quem não cometeu pecados e quem não tem vícios pode evitar seguir no batel do Diabo.» O tipo de sujeito que vem identificado na correção é, naturalmente, sujeito composto. Após alguns exercícios, uma aluna inquiriu sobre a possibilidade de existência de um "sujeito composto indeterminado". Embora nunca tenha visto nenhum exemplo escrito, parece-me que, na frase «Pensa-se e diz-se que é possível que haja vida noutros planetas» ou em «Diz-se e faz-se!» e muitas outras, poderíamos/poderemos ter exemplos disso mesmo. No entanto, e porque quando procuro apenas encontro exemplos isolados de cada um dos tipos de sujeito, gostaria de saber o que responder-lhe, até porque a questão me pareceu bastante pertinente. Grata pela atenção.
Orações completivas e interrogativas parciais indiretas
De acordo com o Dicionário Terminológico (DT), as orações subordinadas substantivas podem ser completivas ou relativas (sem antecedente), tendo sido colocada de parte a designação de interrogativas indiretas para orações do tipo: «(Perguntei-lhe) porque esperava por mim/quando chegaria a casa.» Também é referido no DT que as completivas podem ser introduzidas pelas conjunções que/para/se e as relativas sem antecedente por pronomes relativos. Como as orações dadas atrás como exemplo não se enquadram em nenhuma destas tipologias, gostaria de saber como é que devemos, então, classificá-las. Obrigada.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa