DÚVIDAS

Elementos de uma enumeração: uso de maiúsculas e pontuação
A dúvida prende-se essencialmente com o uso do ponto e vírgula (;). Gostaria que me esclarecessem, com base nos exemplos abaixo constantes, o cenário mais correto. «Objetivos Gerais: – Divulgar e promover a bebida Bubble Tea na nossa Região. – Dar a conhecer a história e o processo de produção do Bubble Tea. – Criar Bubble Teas com produtos regionais.» «Objetivos Gerais: – Divulgar e promover a bebida Bubble Tea na nossa Região; – Dar a conhecer a história e o processo de produção do Bubble Tea; – Criar Bubble Teas com produtos regionais.» [Há quem afirme] que, após a utilização de :, deve começar-se uma enumeração com letra maiúscula e no final a aplicação de um ponto. A minha versão é que, após a utilização de :, deve começar-se uma enumeração com letra maíuscula e no final a aplicação de um ponto e vírgula. [Assim:] – devo [pensar] que, quando se inicia uma enumeração com letra maiúscula, devo terminar a frase com um ponto? – devo concluir que, quando se inicia uma enumeração com letra minúscula, devo terminar a frase com um ponto e vírgula? É assim tão linear esta questão? Todas as gramáticas que consultei, bem como a Constituição da República Portuguesa, art. 70.º, mencionam que cada alínea abre um parágrafo e começa com letra maiúscula e termina com um ponto e vírgula. Obrigada.
«Pagar o pato»
Tenho particular interesse em conhecer a origem da expressão «pagar o pato» com sentido de «sofrer as consequências de atos praticados por outra pessoa» ou «pagar as despesas feitas por outra pessoa». Uns dizem que a palavra pato que aparece na expressão designa literalmente a ave aquática; outros estudiosos, porém, veem na palavra uma simplificação, por síncope, da palavra pacto. Afinal, qual a origem desta expressão?
Comendadeira e comendadora
No momento, no Brasil, estamos assistindo a mais uma novela global. Trata-se de Império. Nela, o ator Alexandre Nero é chamado por Comendador (condecoração honorífica). Minha dúvida cruel é como deveríamos chamar a atriz Lilia Cabral que atua como Maria Marta, ainda e oficialmente sua mulher: "comendadora", "comentadeira", ou "comendatriz"? A pergunta decorre de saber que no século XIX, no Brasil (não sei se também em Portugal), chamava-se senatriz a mulher de senador.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa