Nóbel ou Nobél?
E como se pronuncia "Nobel"? E diz-se "Níger" ou "Nigér"? E o plural de líder: é "líderes" ou "lidéres"?
Dinossauro, elite e alibi
Qual a grafia mais correcta das palavras? dinossauro/dinossáurio élite/elite álibi/alibi
Vocábulos de informática
O entusiasmo com as novas tecnologias tem-se revelado de convivência difícil com a língua portuguesa. Por uma entranhada razão cultural, o Português de Portugal resiste à introdução de neologismos tecnológicos adaptados à língua. Preferimos utilizar o estrangeirismo (fax em vez de telecópia, por exemplo). Com a escalada vertiginosa do multimedia e da Internet, a situação está a atingir proporções vergonhosas. Eu próprio sou confrontado muitas vezes com a situação e, confesso, não encontro grandes soluções práticas, sobretudo porque as principais fontes de informação sobre estas áreas são de origem anglófona. Assim sendo, qual será o melhor sinónimo, com a mesma carga semântica, para as expressões que se seguem: download; broadcasting; World Wide Web, ou simplesmente Web; browser; on line; software; hardware; homepage; login; streaming; edutainment (education+entertainment).
«Tem que ver» ou «tem a ver»? + «Tomada de posse»
Os profissionais da Comunicação Social tropeçam, frequentemente, nestes problemas: 1. Devem dizer «… tem que ver com…»? É admissível dizer «… tem a ver com…»? 2. Noutros casos – «… tem que…» / «… tem de…» –, qual é a solução correcta? 3. Não é redundante dizer «tomada de posse»?
Amavelmente
Amavelmente ou amàvelmente, qual das duas é correcta?
Bóer
Qual a grafia mais correcta para a palavra boer: boer(como no original, em holandês), bóer ou boére?
Requer e não "requere"
Qual a forma verbal correcta?
Ele requer algo
ou
Ele requere algo
Veleidoso
Aproveitando a oportunidade do vosso novo serviço, gostaria de saber se, em português, existe ou se se pode "inventar" a palavra "veleitário" (em francês:"véleitaire"), isto é, indivíduo sujeito a veleidades; ou, caso não exista ou não seja correcto "inventá-la, que palavra se deverá usar em substituição.
Parabéns
Não é uma pergunta, mas uma saudação.
Parabéns por esta iniciativa!
Parabéns também pelo bom gosto da apresentação e da organização do Consultório
Porque, por que e porquê
Em que circunstâncias se escreve porque ou por que?
