Garrett
Garrett deve-se pronunciar, em português, com o t final na palavra ou não?
Fixe
De onde vem a palavra fixe?
Pedófilo
Gostaria de ter uma explicação sobre a palavra pedófilo, pois encontrei num dicionário conceituado no mercado a seguinte explicação: «Amigo das crianças».
O Opus Dei
Correspondendo à sua louvável ideia e concomitante disponibilidade para esclarecer as dúvidas da Língua Portuguesa, a quem há muito deixou de estudá-la com o rigor e o tempo requeridos para esse efeito, agradecia-lhe que me explicasse o porquê de dizer «o opus dei» e não «a opus dei». Creio que me ensinaram, talvez mal, que «opus» em latim seria do género feminino e por esse facto não passaria a ser «o opus», tanto mais que «a obra» é do mesmo género. Fiz-me entender?
Atinente
Laboro no funcionalismo público, mais concretamente na PSP, e por força das funções que exerço, sou confrontado com situações em que se manifesta imperioso aplicar a palavra atinente, ou ateniente, p.ex. «das diligências atinentes/atenientes ao apuramento...».Gostaria que me esclarecessem sobre qual de ambas as palavras deverei usar para escrever correctamente a frase, atendendo a que existem correntes internas que defendem ora a aplicação de uma, ora de outra.
Soares
Gostaria de saber o significado do sobrenome Soares.
A gente não é agente
«Agente briga» ou «a gente briga»?
Sedear e não "sediar"
Chamo a vossa atenção para o que está escrito no Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa: «Sedear: Escovar (objectos de ourivesaria) com sedas(...); Sediado: Que tem sede, estabelecimento sediado no Recife (...)».
Incineradora, /inceneradora/
Escreve-se «inceneradora» ou «incineradora»?
Distinção
Deve pronunciar-se /destinção/ ou /distinção/?
