Negro/preto/africano
Certas palavras deixam de ser usadas por passarem a ter um sentido pejorativo. Aqui nos Estados Unidos a palavra negro passou a ser "black" e ultimamente "afro-american". Será que a tradução correcta da palavra "black" é preto (pejorativo em português), negro (pejorativo para os afro-americanos) ou afro-americano, palavra "politicamente correcta"?
A pronúncia de veículo
Ouve-se muita gente, na rádio, pronunciar "veículo" da seguinte forma: "vei-í-culo".Será motivo para puxão de orelhas? Ou estarão perdoados?
Enocegado
Tenho usado com algum à vontade a palavra "enocegado" (de nó cego) e juro tê-la visto escrita algures. É a palavra reconhecida pelos dicionários e caso seja, será esta a grafia correcta?
Inexistir
Existe o verbo "inexistir"?
Torriense
Embora todas as regras definam o habitante de Torres Vedras como "torriense", há quem não abdique de grafar "torreense", alegando pressupostos histórico-tradicionais. Fará sentido o "torreense"?
Carnaz
Que outros significados, para além de "parte interna da pele oposta ao pelo ou à cútis; avesso; carnário", poderá ter a palavra carnaz? Gostaria de saber se poderá ser o nome de alguma espécie de animal marinho semelhante à alforreca. Após consulta a alguns dicionários foram estes os únicos significados que encontrei para esta palavra.
Inadimplência
Estive lendo notícias do Brasil através da Internet e qual o meu espanto quando vejo o título de notícia seguinte: "A inadimplência na grande São Paulo atingiu 4,56% em Dezembro".
Apesar de ter morado 28 anos no Brasil, nunca tinha lido ou visto antes tal palavra. Já procurei no meu dicionário (do Círculo dos Leitores) e não vem nada igual ou parecido.
Aquando
Quais as situações em que se deverá utilizar as palavras "quando" e "aquando"?
Cornos (côr) ou cornos (cór)?
A minha pergunta vem na sequência de duas respostas a perguntas anteriores. Assim, se acordos lê-se acôrdos, e se donos lê-se dônos, como se lerá cornos (córnos ou côrnos)?
Asseiceira
Em Portugal, «Asseiceira» denomina, geralmente, uma localidade ribatejana, perto da qual se deu a famosa batalha com o mesmo nome. Porém, já ouvi aplicar a palavra (em Trás-os-Montes) no domínio da Botânica. Gostaria de saber se realmente existe (ou existiu) alguma árvore ou planta designada por asseiceira ou, eventualmente, acesseira.
