Ecrã, e não "écrã"
Relacionado com a Informática é comum a utilização da palavra «écran» para designar o monitor do computador, ou, por vezes o que nele aparece escrito.
No meu ponto de vista, trata-se de uma palavra francesa. Em revistas de Informática já tenho visto escrito «écrã», mas não me parece correcto.
Os brasileiros dizem tela. E os espanhóis dizem pantalla.
Finalmente, como é?
Directiva ou directriz?
Desde que Portugal aderiu à UE, houve algumas palavras que os burocratas e economistas/gestores passaram a usar e abusar, estendendo o seu uso a toda a população. É para mim insuportável ouvir dezenas e dezenas de vezes ao dia a palavra implementar, mas felizmente no vosso glossário já esclarecem a questão e já tenho local para onde remeter todos os cépticos em relação ao seu real significado. Uma outra palavra que me causa confusão equivalente é directiva (de directiva comunitária) que, penso, deveria ser substituída por directriz, o que estará mais de acordo com a ideia de «linha orientadora» que as ditas «directivas» possuem. Terei razão?
Flagelo
Gostaria que me informassem acerca da dicção mais correcta da palavra «flagelo»: /flagêlo/ ou /flagélo/?
Saudade
Qual a origem da palavra saudade? É portuguesa? Se corresponde a um sentimento tão forte não deveria ter um significado universal e ter a respectiva tradução noutras línguas?
Frutos do mar por mariscos
A palavra (ou expressão) frutos do mar existe?
Tavira
Gostaria de conhecer a origem e evolução do nome da minha cidade.
Em espiral
Como dizer «em espiral» usando uma só palavra - o adjectivo - da mesma família de espiral? Será «espiralítico», «espirálico», «espiraloso», «espiralar» ou nenhum destes?
Aceito(a) e aceite
O particípio passado irregular aceito(a), do verbo aceitar, é alternativa correcta ao comummente ouvido e lido aceite? Segundo creio saber, por exemplo, a frase «A proposta foi aceite» está correcta; mas será que «A proposta foi aceita» ou «O requerimento foi aceito» estão igualmente correctas?
Ascensão
Enquanto nome próprio dever-se-á escrever «Ascenção» ou «Ascensão»?
Cidadão
Para satisfazer um amigo meu, agradecia que me informasse se o plural de cidadão é «cidadãos» ou «cidadões»?
