DÚVIDAS

Eureca!

Uma maçã caiu na cabeça de Newton e este descobriu a lei da gravidade; Arquimedes estava na banheira e descobriu as leis da hidroestática. Não foi ele que disse «eureka» nesse preciso momento? Porque não se usa esse termo nem está no dicionário? Haverá alguma palavra que melhor exprima esse raro, feliz e fecundo estado de inspiração intelectual ou artística?

Resposta

Não dizemos «eureka!» por «achei!» porque, para nosso bem ou nosso mal, não somos gregos do tempo de Péricles. Era pretérito perfeito do verbo «'eurein», encontrar, achar; é hoje usado em português como interjeição...por quem tem umas «luzes» de Física e ainda se lembra do princípio de Arquimedes.

Alguns gramáticos propõem a grafia «hêureca», mais próxima do étimo grego, cujo «e» inicial trazia espírito áspero (aspiração) e cuja acentuação se fazia na primeira sílaba. Mas o uso não aponta para aí.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa