Soares
Gostaria de saber o significado do sobrenome Soares.
A gente não é agente
«Agente briga» ou «a gente briga»?
Sedear e não "sediar"
Chamo a vossa atenção para o que está escrito no Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa: «Sedear: Escovar (objectos de ourivesaria) com sedas(...); Sediado: Que tem sede, estabelecimento sediado no Recife (...)».
Incineradora, /inceneradora/
Escreve-se «inceneradora» ou «incineradora»?
Distinção
Deve pronunciar-se /destinção/ ou /distinção/?
Vocabulário de informática, outra vez
Respondendo às reticências apresentadas por alguns dos nossos estimados consulentes sobre os sinónimos de termos de informática sugeridos por José Neves Henriques (Cf. Respostas Anteriores) em resposta à questão do jornalista José Alberto de Carvalho, pedimos novo parecer ao nosso consultor para a área de informática, Fernando Fraga. Este não nega qualquer um dos termos propostos anteriormente, apenas os enriquecendo com significados suplementares. Tal como é habitual na tradução de termos do inglês para português, com o mesmo significado diversas dúvidas e hipóteses se apresentam como válidas. No presente caso, achamos que estes termos e significados se adequam a uma fluente utilização da nossa língua. Em relação a browser, o seu significado na Web é diferente do seu significado prático na informática antes da sua utilização na Web, onde se afirmou como potente ferramenta de «visionamento» multimédia. Julgamos ter esclarecido a nossa posição, mas poderemos voltar a discutir este assunto em espaços como o das Controvérsias. De qualquer modo, esta é das questões sempre em aberto em forma de controvérsias ou simples achega(s).
"Black-out" ou "black out"?
"Black-out" (com hífen) ou "blackout" (sem hífen)?
Colecção ou coleção
Gostava de saber qual o sentido de existir c e p em palavras aonde não se pernunciam!Exemplo: colecção - falamos "coleção" e não "colequeção". Qual o sigificado do c antes do ç? Sei que na língua brasileira não existe nada disto. Leio por vezes textos brasileiros e por exemplo a palavra optimo vem escrita otimo e nós em Portugal nunca pernunciamos "opetimo". Com o acordo ortográfico vamos ficar iguais ao Brasil. Já podemos parar de escrever estas letras.
Qualquer um
Nos últimos anos, começa a tornar-se frequente a expressão «qualquer um», utilizada pelos jornalistas, quer da imprensa quer da televisão, e por alguns políticos. Na minha já distante juventude,s isto era considerado um erro constantemente corrigido pelos professores, e talvez até objecto de castigo em caso de repetição.
Averiguar de
Usa-se com frequência crescente a partícula «de» a seguir a verbos em expressões como «averiguar da sua legitimidade», «saber da sua opinião». Estas formas são tão aceitáveis como «averiguar a/acerca da/sobre a sua legitimidade» ou «saber a/acerca da/sobre a sua opinião»?
