DÚVIDAS

O Opus Dei
Correspondendo à sua louvável ideia e concomitante disponibilidade para esclarecer as dúvidas da Língua Portuguesa, a quem há muito deixou de estudá-la com o rigor e o tempo requeridos para esse efeito, agradecia-lhe que me explicasse o porquê de dizer «o opus dei» e não «a opus dei». Creio que me ensinaram, talvez mal, que «opus» em latim seria do género feminino e por esse facto não passaria a ser «o opus», tanto mais que «a obra» é do mesmo género. Fiz-me entender?
Atinente
Laboro no funcionalismo público, mais concretamente na PSP, e por força das funções que exerço, sou confrontado com situações em que se manifesta imperioso aplicar a palavra atinente, ou ateniente, p.ex. «das diligências atinentes/atenientes ao apuramento...».Gostaria que me esclarecessem sobre qual de ambas as palavras deverei usar para escrever correctamente a frase, atendendo a que existem correntes internas que defendem ora a aplicação de uma, ora de outra.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa