Predicado
Exceptuando o caso dos verbos copulativos (predicativo do sujeito), qual a forma mais correcta de considerar o predicado: 1 - predicado = verbo 2 - predicado = verbo + complementos Se 2, então qual a diferença (se é que existe) entre predicado e sintagma verbal? Obrigado.
Haja vista...
Sendo português e residente no Brasil há muitos anos tenho usufruido momentos de grande prazer desta vossa criação. Sou dos que sofrem perante os maus tratos que tantos dão à nossa língua! A minha pergunta: «Haja visto, haja vistas...». A expressão, constantemente usada, soa muito mal em certas ocasiões. Afinal, devemos usá-la sob regência? Há necessidade de concordância?Tenho ouvido: Haja vista a ocorrência de... Haja visto que nem sempre... Haja visto o exemplo dado... Haja vistas para tais casos...
Altamente
Junto-me aos parabéns de muitos outros. Aqui, em Toronto, embora com uma comunidade falante de português de muitas centenas de milhar (200/400 mil - variam as estatísticas) é difícil tirar dúvidas. Ensino português na Universidade de Toronto que comemora, em Outubro de 1997, cinquenta anos do ensino da nossa língua, história e literatura. A pergunta é como se usa «altamente»? Alunos que vieram de Lisboa este Verão usam a palavra.
Água
Como se classifica a palavra «água» quanto à acentuação? Dizem-me que não é esdrúxula. Nesse caso, porquê o acento agudo? Quantas sílabas tem esta palavra?
Infinitivo flexionado
Quais as propriedades e a distribuição estrutural do infinitivo flexionado?
À/na
Só comecei a reparar no uso indiscriminado por algumas pessoas de «à» e «na», recentemente. Talvez seja devido à pouca familiariedade que «Joaquim, à época, muito rico...» não me soe bem e prefira «na época». Há pouco tempo, vi escrito num jornal «José Magalhães deputado à Assembleia da República». Não será «deputado da A. R.»? Tenho ciberdúvidas!
Em/a
Qual a expressão correta: entrega em domicílio ou entrega a domicílio?
Margarida
Gostaria de saber o significado e origem do nome Margarida.
Vila real, vila-realenses
Qual a designação dos habitantes de Vila Real de St. António, no Algarve?
Nós
«Moramos os cinco em Lisboa.» Gostava de saber qual é, na frase, a função sintáctica de «os cinco».
