DÚVIDAS

Rio, /ríu/
A dúvida que quero colocar relaciona-se com a pronúncia de «riu, rio, frio, tio, cio, fio». Oiço a maior parte das pessoas pronunciar o último som da mesma maneira, abreviando e «comendo» igualmente «u» e o «o». Quanto a «riu», eu não tenho dúvida de que o «u» é muito breve, mas, já quanto ao «o», sempre que oiço dizer «o riu Tejo», «o meu tiu», «está friu», os meus ouvidos estranham. Porque é que a maior parte das pessoas come o «o» final destas palavras?
Adaptação, reconstituição, etc.
Gostaria que me dissesse a que conceitos literários correspondem estes termos: «adaptação», «reconstituição», «recriação», «reescrita» e «versão». Estes termos são aplicados às chamadas adaptações dos clássicos da literatura para crianças, como por exemplo às adaptações d'"Os Lusíadas" para as crianças. Gostaria ainda que me indicassem um bom dicionário de termos literários.
O comer, outra vez
À seguinte pergunta da Maria Correia: «Será correcto dizer 'o comer está na mesa'?» José Neves Henriques diz que sim por ser corrente empregar o infinito dos verbos como substantivos. Parece-me que quando assim acontece se está a referir ao acto de fazer qualquer coisa. Assim, o correr refere-se ao acto de correr e não à corrida; o dar refere-se ao acto de dar; o chorar, ao acto de chorar. Parece-me, portanto, que o beber seria o acto de beber. O comer aparentemente seria o acto de comer. Ora, a pergunta considera o comer como a comida. Sendo assim, os exemplos dados não serão talvez os mais apropriados. Pelo menos na linguagem popular, a utilização com esse significado também parece correcta e os dicionários o confirmam, mas espero pelos vossos comentários.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa