DÚVIDAS

Cruzada

Em primeiro lugar, os meus parabéns pela vossa página de interesse indiscutível. A questão que desejo colocar, relaciona-se com o uso público da palavra «cruzada».
Cruzada foi o nome dado a cada uma das expedições guerreiras feitas pelos cristãos, na Idade Média, contra as terras em poder dos Muçulmanos, especialmente para oriente, e cujos membros tinham por distintivo uma cruz de pano sobre a armadura;
Em sentido figurado é uma empresa para a propagação de uma ideia ou defesa de um interesse.(Diciopédia)
A minha dúvida é se a devemos utilizar em sentido figurado, quando estamos a falar para uma plateia de ideologias religiosas diferentes (cristãos, muçulmanos e outras) ou quando escrevemos para o público em geral.
Será preferível utilizar outro termo que não provoque reacções diferentes nos receptores da mensagem?

Resposta

É sempre delicado usar termos conotados com ideias políticas, religiões ou crenças, até com futebol, perante uma assembleia heterogénea. O bom senso, a experiência, a capacidade comunicativa são postas à prova nessas situações, e quem não está seguro de poder «ganhar» a audiência não deve arriscar «falar de cordas em casa de enforcado».
Cruzada usa-se frequentemente em sentido figurado, significando empenhamento total, batalha, guerra, campanha por um objectivo que se quer, em definitivo, alcançar.
O melhor será, talvez, em caso de dúvida, usar sinónimos que não firam a sensibilidade de ninguém.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa