O mais das vezes
Julgava que a maneira correcta de dizer era «o mais das vezes», com o significado de «a maior parte das vezes». No entanto, tenho ouvido pessoas que considero cultas dizer «as mais das vezes»...Qual é a vossa opinião?
Pelo
Como se deve pronunciar a preposição «pelo»?
Endorreia
Ouvi uma palavra nova, pelo menos não a encontrei no dicionário, e quando a ouvi não me senti à vontade para perguntar o significado. Trata-se de «endorreia», empregue por um professor que conheci numa festa, no sentido de que os alentejanos «sofreriam» desse vício de linguagem. Podem dizer-me o que significa?
Couraçado
Saúdo o Dr. Neves Henriques. Pode ser que este Verão não tenhamos oportunidade de falar sobre o Galego e a Galiza, mas não pense que me esqueci do senhor. Deve escrever-se «coiraçado» ou «couraçado»?
Motivante
O uso de «motivante» estará correcto? É que não há entrada em qualquer dicionário que temos consultado.
Por cima do melão, vinho de tostão
Quando se fala em melão é frequente ouvir dizer «...por cima de melão, vinho de tostão...» o que nos remete para a qualidade do vinho. Há dias ouvi «...por cima de melão, de vinho, um tostão...» o que leva a pensar em quantidade. Não pergunto o que está correcto. Somente o mais usado.
Anabolizante, outra vez
Não se importam de me esclarecer melhor sobre o significado da palavra anabolizante?
Dignitário
A propósito da passagem de Hong Kong para a soberania da China, ouvi na Antena 1 dois erros, segundo creio: "dignatários", dizia o jornalista Sena Santos...
Hipnorregulador
Esta palavra é utilizada em medicina para descrever o efeito terapêutico de um medicamento com acção regularizadora do sono (hipnos).
Gostaria de ser esclarecido sobre qual a forma correcta de a escrever:
-hipnorregulador; -hipnoregulador; -hipno-regulador.
Pataniscas / fataniscas
É «fataniscas» ou «pataniscas» de bacalhau? A única que encontrei no dicionário da Porto Editora foi «fataniscas», mas sempre ouvi chamar-lhes «pataniscas». Nas tabernas, leio «pataniscas» e não como está no dicionário.
