Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Miguel Sousa Portugal 13K

Sou estudante no 10º Ano no Porto e tenho uma dúvida: o plural de corpo (humano) é corpos ou corpus , é que eu escrevi corpos usando o Flip e o dicionário corrige automaticamente para corpus.

Muito Obrigado

Rui Silva professor Portugal 6K

Por vezes escrevo a palavra "an-histórico".

Todavia, já vi escrita a palavra "anistórico". Qual é a opção mais correcta?

David Vasco Lisboa, Portugal 4K

«Galactógeno» significa, em castelhano, «que aumenta a secreção de leite» (no caso em questão, na mulher que amamenta). No contexto, o adjectivo é aplicado a um alimento.

Procurei em vários dicionários o correspondente em português, e o mais próximo que encontrei foi «galactagogo», mas como substantivo, dando o exemplo de uma determinada droga.

Poderá algum dos senhores ajudar-me neste problema de tradução?

Obrigado.

José Luís Portugal 10K

Emirja ou emerja?
Existe a palavra emirja do verbo emergir?
Um exemplo:"...a menos que um problema de mais difícil solução emirja...".
Ou será antes emerja?
Obrigado pela vossa atenção.

Ana Cláudia Pinho estudante Coimbra, Portugal 3K

Qual o significado correcto de ósculos?

Vítor Marques Portugal 6K

Qual é a vossa opinião acerca do termo: tecnologias "de" informação "versus" tecnologias "da" informação? Já o vi escrito das duas maneiras e obviamente pretendendo significar o mesmo. Parece-me que há certas pessoas que julgam ser tecnologias "de" informação a maneira correcta, enquanto as outras dizem e escrevem tecnologias "da" informação mesmo sem pensarem sobre o assunto.

Um muito obrigado.

Carlos Mendonza Portugal 7K

A minha dúvida é saber se a palavra correcta é "empório" ou "império" na seguinte frase:
"O grupo XXX é o maior "empório" económico da Europa no sector têxtil."
Agradeço o favor do vosso esclarecimento.

Cumprimentos.

Pedro Duque Portugal 7K

É correcto dizer-se "meter para fora"? ou o verbo "meter" implica que seja para dentro? Isso faz da expressão "meter para dentro" um pleonasmo?

José Linhares médico Fortaleza – Ceará, Brasil 7K

Gostaria de saber o emprego correto de ti e te.

Julieta Lisboa, Portugal 3K

Existe a palavra "postecipar"?

Esta palavra foi encontrada no seguinte contexto: "no que se refere ao desconto, deve considerar-se a taxa de juro efectiva, i.e., o valor da taxa postecipada equivalente à taxa de desconto das operações realizadas".