Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Manuela Branco Professora de Português do ensino secundário Portugal 9K

Sou professora de Português do ensino secundário. Começo hoje a colocar-vos as minhas dúvidas, que são muitas e me aparecem frequentemente.
Hoje, vai só esta: as diferentes gramáticas que estão publicadas não são unânimes na definição e explicação de campo semântico e campo lexical.
Gostaria de saber a vossa opinião. Obrigada!

João José Seabra Antunes estudante Ermesinde, Portugal 4K

Recentemente li no jornal "Público" a palavra "adictos" num artigo sobre o escândalo Clinton. Perguntei à professora de Português o que significava e ela não me soube responder. Será possível explicarem, porque também não encontro nos dicionários? Obrigado.

Paulo Pinto Portugal 3K

Devendo, segundo penso, escrever-se o advérbio "autonomamente" sem acento, o mesmo acontece quando se elide a parte final, por se seguir outro advérbio? Assim, é "autonoma e heteronomamente" ou "autónoma e heteronomamente", por exemplo?

Nuno Mendonça Portugal 5K
Com o crescente debate sobre o aborto surge, frequentemente, o conjunto de palavras "pessoa humana" inserido em contextos diversos como, por exemplo, "Em defesa da vida da pessoa humana".
Já ouvi isto na televisão, só hoje (14 de Fevereiro), quatro ou cinco vezes de diversas personalidades, tendo a última sido proferida pelo Dr. Bagão Felix.
Não serve esta pergunta para discutir o aborto, até porque este não é o forum apropriado, mas tão somente para que o Ciberdúvidas me tente explicar, se o souber, o que é uma "pessoa humana".
Mário Cerqueira Estudante Aveiro, Portugal 3K

Qual o plural de baixa-mar e preia-mar?

Antecipadamente grato pela atenção que o assunto decerto merecerá, subscrevo-me apresentando os meus melhores cumprimentos.

Rui Ferreira Portugal 8K
Uma sande / uma sandes - qual é o modo mais correcto?
Fernado Bueno Brasil 26K

Qual é o plural correto para o sem-terra: os sem-terras ou os sem-terra?

Marta Carapeto Portugal 9K

"O actual questionário permite-nos compararmo-nos com outras empresas...."
Gostaria de saber se a frase acima indicada está correcta.

Muito obrigada.

José Vítor Rodrigues Portugal 9K

Hoje em dia é muito habitual ouvir-se utilizar a partícula "se" no fim de certas palavras que, tanto quanto julgo recordar, não era hábito na minha meninice.
Um exemplo: "Quer queira-se quer não" em vez de "Quer se queira quer não".
A minha questão é esta: Alguma das frases anteriores está errada ou menos correcta que a outra? Qual?

Rui Ramos jornalista Lisboa, Portugal 9K

Pode usar-se uma ou outra grafia de volte face/volta face? É necessário hífen?