À Quarteira/a Quarteira
À Quarteira ou a Quarteira?
Alguma das situações está mal?
Qual e porquê?
Obrigado, este "site" está de parabéns.
Esgotos
Certo dia, li a seguinte passagem em um livro sobre poluição:
"Os esgotos contêm, além de fezes humanas, restos de alimentos, sabões e detergentes, sendo considerados o principal fator poluente das águas em regiões densamente povoadas".
Quem é o principal fator poluente? O termo "esgoto", os termos "fezes humanas", "restos de alimentos", "sabões" e "detergentes", ou nenhum desses termos?
E se a frase fosse: "Os esgotos contêm, além de fezes humanas, restos de alimentos, sabões e detergentes, sendo estes últimos considerados o principal fator poluente..."
Quem seria o principal fator poluente? Os "detergentes"?
E se tivéssemos: "Os esgotos contêm, além de fezes humanas, restos de alimentos, sabões e detergentes, sendo estes considerados o principal fator poluente..."
Quem seria o principal fator poluente?
Poder-nos-á
No meu grupo profissional surgiu a dúvida acerca do modo de escrita: poder-nos-á ou poder-nos-à? Qual a regra geral para a escrita deste tipo de construções?
Leishmânia
Como se escreve o género (protozoário) leishmania em português? Leishmania ou leishmânia?
"Sic"
O que quer dizer a expressão (sic) utilizada após se transcrever um erro de português cometido por outro.
Manuel e Manoel
Qual a grafia certa (para Portugal e para o Brasil) Manuel ou Manoel?
Género de substantivo
Existe, por acaso, feminino para o substantivo "faraó"? Obrigado.
Monitoração = monitoramento e monitoragem
Para descrever a atividade de monitorar algo, devo utilizar "monitoramento" ou "monitoração"?
Adição
Pode a palavra adição ser usada no sentido de toxicodependência?
SFF
É correto empregar na língua escrita culta do português europeu:
SFF (por favor)? Poderia exemplificar?
Porquê (iniciando uma interrogação, junto e com acento)?
Empregar pronomes / adj. possessivos de 2.ªplural com verbo em 3ª plural (ex.:"(...) não hesitem em nos enviar as vossas perguntas" "(...)poderemos hesitar em vos enviar as respostas."? ("não hesitem em nos enviar as suas perguntas"/"poderemos hesitar em lhes enviar as respostas" está errado?)
Grata pela atenção.
