Minuto - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Minuto

Gostaria de saber qual é a forma correcta de abreviar a palavra "minuto":min / min. / mn?
No caso de necessitar um ponto, o que acontece em fim de frase ? Deve-se repetir o ponto? (o que não acho pois não faz sentido, mas subsistiria então uma ambiguidade na pontuação...)
Desde já agradeço a resposta.

Gérald Verdon Portugal 32K

1 - Não é fácil responder a esta pergunta.

Pode-se dizer que a abreviatura de minuto é m., m ou min., mas o emprego deve depender do contexto. A primeira e, sobretudo, a segunda, sem ponto, são iguais à abreviatura de metro.

A terceira, muito usada no Brasil e também em Portugal, não a vimos recomendada em nenhuma das obras portuguesas que consultámos.

O emprego de m., m ou min. parece-nos, pois, facultativo, devendo-se subordinar apenas à necessidade de clareza do que se pretende comunicar. Por exemplo, em 20 h 30 m 24 s, é claro que se quer dizer vinte horas, trinta minutos e vinte e quatro segundos. Mas, na frase daqui à tua casa são 10 m., pode gerar-se confusão entre dez metros e dez minutos. Neste caso, se mudarmos a frase para daqui à tua casa são 10 min., torna-se tão evidente como se escrevêssemos a palavra por extenso.

2 - O ponto da abreviatura, no final de um período, tem também o valor de ponto final. Não se repete.

Cibernota I

- Depois de esta resposta estar em linha, um funcionário do Ministério da Economia (pelo telefone) e vários correspondentes de Ciberdúvidas tiveram a amabilidade de nos informar de que um decreto-lei do então Ministério da Indústria, de 19/9/94, rectificado em 31/1/95, acerca do emprego em Portugal do Sistema Internacional de Unidades (SI), indica, entre outros, o símbolo de minuto: min (sem ponto). Ao contrário do que é regra para as abreviaturas entre os gramáticos, que as rematam com ponto (por exemplo, min.), os símbolos de unidades de tempo do SI dispensam-no (min). Abrevie-se, pois, quando for adequado: hora (h), minuto (min), segundo (s).

Cf. Minuto = min, in Correio

Cibernota II

- A todos os esclarecimentos sobre o tema acima, falta acrescentar que a abreviatura, além de não ter ponto e de ser invariável no plural, só se emprega a seguir a valores numéricos. Deve escrever-se, portanto, 30 min e trinta minutos, mas não trinta min.