Diz-se "Ministro" ou "Menistro"?
Em que situação é que um "i" se lê como um "e"?
Por exemplo, diz-se "Filipe" ou "Felipe", "electricista" ou "electrecista"?
Gostaria de saber a diferença entre arquitectura paisagista e arquitectura-paisagista.
Tenho colegas brasileiros e eles utilizaram a palavra brilhoso, o que gerou uma controvérsia. Agradecia que me informassem se a palavra existe e caso exista se pode ser utilizada na seguinte frase: "o meu cabelo está brilhoso".
Desde já agradeço a atenção.
Qual a forma correta / correcta?
Na crônica "Dos perigos do riso" de José Eduardo Agualusa (Público 5/Jul/1998), estranhei a conjugação na 2ª pessoa do singular dos verbos ver e ouvir em contextos em que a 1ª pessoa parece-me menos estranha. O protagonista está partindo com o lagarto que comprou numa tendinha à beira da estrada: «Viu-o desaparecer, encostado ao jipe...» Outra ocorre quando o lagarto comprado começa a rir: «Eu ouviu-o e não tive vontade de rir.» Pergunto se é regionalismo consagrado pelo uso. Grato.
Gostaria de saber qual o significado da palavra "arcaria".
Os melhores cumprimentos.
Comentário à resposta de JCB, de 23.09.99, ao consulente Paulo Terrez
Sugiro que JCB leia "sito à rua..." e "sito na rua..." onde está "cito à rua..." e "cito na rua..." e reformule a sua resposta.
Gostaria de encontrar mais argumentos para justificar a importância da linguagem verbal para a comunicação humana.
Onde posso encontrar?
Quais seriam em suma os principais tópicos?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações