Está correto dizer: "O mundo gira ao seu favor."
Ou devemos utilizar somente: "O mundo gira a seu favor."
Gostaria de saber por que na palavra canto encontro apenas a desinência que indica modo e tempo. Não poderia indicar, também, pessoa e número?
Muito obrigada pela atenção e desde já grata.
Qual a grafia correcta das ilhas bálticas sob administração da Dinamarca, Ilhas Feroé ou Faroé? Tenho visto as duas formas, mas, segundo a grafia original, parece-me mais próxima a forma Feroé.
Qual o pronome oblíquo correto para ser utilizado com 'você'? Ex.: esperá-lo ou esperar-lhe?
Sou professor de informática e gostaria de saber qual das seguintes palavras está correcta como diminutiva da palavra sal: salzinho ou salinho?
Obrigado.
Sou professor de informática, acedo à internet de casa e gostaria de saber se as palavras seguintes se podem considerar diminutivos da palavra festa:
- festinha
- festazinha
E aumentativos:
- festona
- festazona
Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho que têm realizado.
Na resposta de 15/11/99, "Pretérito perfeito composto do conjuntivo em orações", J.N.H. me explicou nitidamente a sequência de tempos passados nos exemplos que apresentei. Agora entendo que em frases com duas orações, com o verbo principal (verbo 1) em pretérito perfeito simples e com o verbo da oração subordinada (verbo 2) em tempo passado, o verbo 2 vai no pretérito imperfeito do conjuntivo em muitos exemplos.
Seguindo este padrão, eu posso dizer:
1a. Foi bom que ele saísse daqui.
Eu concordo com J.N.H. que a seguinte frase, já apresentada, é incorreta:
2. *Eu não achei que José tenha bebido todo o vinho da garrafa.
A minha dúvida agora é que D. P. Cegalla, na "Novíssima Gramática da Língua Portuguesa", 34.ª edição, p. 489, apresenta este exemplo:
1b. Foi bom que ele tenha saído daqui.
Por que o exemplo 1b é aceitável e o exemplo 2 não o é?
Será que o pretérito perfeito composto do conjuntivo é aceitável porque anuncia um facto passado tido como concluído?
No exemplo 2, o verbo principal, "não achar", não é um verbo que expressa sentimento. Já no exemplo 1b, o verbo principal é de sentimento ("ser bom"). Será que esta diferença tem importância na sequência de tempos?
Pessoalmente simpatizo muito com a expressão "por tanto" assim escrita, separando "por" de "tanto". Como quem diz: por tudo quanto foi dito...
É incorrecto escrever dessa forma ou é apenas porque já ninguém quer saber o que significa a palavra "portanto"?
Obrigado.
Gostaria de saber qual o plural correcto da palavra guarda-lama. Parece-me que o correcto será dizer: "Substituir os guarda-lama do meu carro", já que lama é um nome que não se usa no plural. No entanto, muitas vezes dou por mim a escrever "os guarda-lamas", talvez porque soe melhor.
Pode aceitar-se o uso de alevantar em vez de levantar? (A primeira forma vem no dicionário como sinónima da segunda).
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações