Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Ângelo Manuel Portugal 17K

Discurso é o mesmo que linguagem?

Ex.: discurso oral é o mesmo que linguagem oral?

Giovanni Comodaro Ferreira Advogado Brasil 33K

Deve-se sempre usar "à medida que", como expressão correta, ou "na medida que" e "na medida em que" também são aceitas?

José Gayoso 10K

Gostaria que os senhores conjugassem o verbo ser no pretérito do futuro na terceira pessoa do plural.

Faustino Cordeiro Portugal 6K

Em notícias de grande impacto internacional, começou há pouco tempo a falar-se de um produto que é adicionado aos plásticos PVC no fabrico de brinquedos e que na sua designação inglesa tem o nome de "phthalat". Julgo que a adaptação de tal palavra inglesa ao português deverá ser feita através do termo "ftalato", à semelhança do que acontece com "naftato". Todavia, os jornais têm escrito "fetalato". Será que têm razão?

Luís Otávio Silva Brasil 9K

Os nomes próprios seguem regras de acentuação normais?

António Fernando Soares Vale Castelo de Paiva, Portugal 18K

"Gostaria de saber qual o plural de capitão.

Obrigado.

Dave Harris 13K

Acabei de voltar do Japão. Qual é a rota de ensinar o grupo que decidiu que "Hiroxima" era certo, quando no japonês o x não existe? O nome certo é Hiroshima. (Perdoa o português; é a minha 2.ª língua.)

Patrícia Damasco Denículi Brasil 14K

Sou professora de Português, trabalho em 4 colégios com o Ensino Médio há 12 anos e hoje, trabalhando a função sintática do pronome relativo cujo (e variações) como adjunto adnominal, deparei-me com a seguinte frase: Esse foi o caso cuja resolução demorou. Ou seja, a resolução do caso demorou. A minha dúvida se deve ao fato de que o caso possui valor passivo (o caso foi resolvido). Sendo assim, cuja não seria adjunto adnominal, mas sim complemento nominal. Como nunca verifiquei situação semelhante (pronome relativo cujo como complemento nominal), resolvi recorrer a vocês a fim de constatar se meu raciocínio está correto ou não. Se eu estiver certa, poderia ser esse caso uma exceção? Estando errada, peço encarecidamente uma explicação, pois a mesma será de extrema importância para mim e para meus alunos.

Desde já agradeço a atenção.

Ronaldo Dias Oliveira Contabilista Brasil 9K

Gostaria de saber porque se diz "Análise Econômico-Financeira" e não "Análise Econômico-Financeiro".

Obrigado.

Josemar Monteiro de Oliveira Brasil 145K

"Se grafia é um sufixo que quer dizer escrita, temos algumas palavras que podem ser plenamente explicáveis como:

Ortografia, caligrafia, etc.

Mas etimologicamente, como poderiamos explicar a palavra porno/grafia?

Sempre grato,