DÚVIDAS

Cheio de nove horas, outra vez
Agradeço a resposta de F. V. P. da F., em 05/01/00, acerca da expressão "cheio de nove horas". Tendo esta, portanto, o significado de "todo apurado no traje ou na fala", petulante ou "cheio de importância", pergunto agora qual a relação que existe entre esse significado e "nove horas". Imagino um relógio marcando nove horas e pergunto que tipo de comparação pode haver entre essas nove horas do relógio e petulância, importância. Obrigado pela atenção.
Gito / jito
É uma pergunta técnica da área de transformação de plásticos (injecção). Nos dicionários Porto e Texto existem definições só para a área de metais. Há 3 correntes na nossa empresa - só com G, só com J e admitindo ambos. Há pessoas que dizem que o com G é de origem brasileira e com J é que seria português. O da Porto só admite com &qut;J". O da Texto admite com "G" ou com "J". Peço o obséquio de esclarecerem, sff. Agradecimentos em avanço.
Róis
Gostaria de saber o plural de "rol" (lista). Será "róis" ou "roles"? Trata-se de um termo muito utilizado em processos judiciais, no que concerne ao "rol de testemunhas", isto é, do documento no qual uma parte vem indicar a identificação das suas testemunhas. Posteriormente, o juiz dá um despacho no qual admite o rol. Como na maior parte dos casos, no mesmo processo há mais do que um rol (p. ex., um do autor e outro do réu), nesse despacho terá de ser utilizado o plural.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa