DÚVIDAS

Próxima actualização na próxima segunda-feira, 12 de Dezembro
1.Devido ao feriado de 8 Dezembro, em Portugal, Ciberdúvidas só fará nova actualização na próxima segunda-feira, dia 12. 2. Das perguntas entretanto recebidas destacamos as de sintaxe e de semântica, as quais continuam a suscitar o interesse de muitos consulentes. 3. Deixamos ainda um apelo, feito por uma nossa consulente de S. Carlos (S.Paulo, Brasil). 4. Embora sem relação directa com a Língua Portuguesa, assinalamos o lançamento do livro O Terramoto de 1755. Lisboa e a Europa, de Ana Cristina Araújo, o qual constitui uma óptima oportunidade para compreender o impa(c)to desta catástrofe no pensamento europeu. 5. E é com satisfação que anunciamos uma nova edição de “Controvérsias”. Os nossos consultores divergem quanto à correcção de uma frase proferida por um candidadato às eleições presidenciais portuguesas: «o candidato passei a ser eu» ou «o candidato passou a ser eu».
Gomagem, outra vez
Para esclarecer a vossa consulente que vos pergunta o que é um "creme de gomagem" haveria que acrescentar que se trata aqui de um aportuguesamento do termo francês "gommage", que significa, neste caso, a acção de raspar com uma borracha ("gomme" em francês). A função deste creme, segundo um produto de cosmética que tenho à minha frente, é "raspar as células mortas e favorecer a renovação celular, ficando a epiderme assim mais recetiva (receptiva) aos cuidados aplicados em seguida". Os ingleses chamam a isto "peeling". Quanto a saber se a palavra existe ou não em português, isso depende das perspetivas (perspectivas). Para mim, a partir do momento em que a palavra é aportuguesada e usada, passa a existir. Para outras pessoas só existe se estiver no dicionário e, para outras pessoas ainda, pode não existir mesmo que já esteja no dicionário (veja-se o caso recente dos "dinossáurios").
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa