Desejava saber as formas correctas para o aumentativo do nome "boca". Obrigado.
É comum o uso do adjetivo "recursal" em peças jurídicas brasileiras (petições, recursos, julgados etc.). Ex.: "depósito recursal", para designar o depósito pecuniário prévio à interposição de recursos.
Contudo, não encontrei a palavra em nenhum dicionário que tenha consultado. O termo "recursivo" não seria o correto?
Embora sabendo que não serei original, não quero deixar de dar os parabéns por este serviço.
Gostaria que me esclarecessem sobre a forma correcta de dizer no plural:"Não vás por aí".
Qual é o plural correcto?
– desvios-padrão?
– desvios-padrões?
No dia 30, Maria, que foi a primeira aluna do professor João – segundo me informou César, no domingo dia três de maio – deu a primeira aula de música, mas os outros ex-alunos de João não gostaram dessa aula, e Maria ficou chateada.
Se o período contiver muitos elementos que pedem vírgula é correto separar tudo por vírgula ou é melhor usar traços para não prejudicar a clareza?
Sou responsável por um gabinete de comunicação de um instituto e, como tal, uma das minhas atribuições é produzir e gerir conteúdos. Foi colocado à minha apreciação um texto que incluía a seguinte frase "A produção de conhecimento numa Instituição de Ensino Superior é a sua actividade mais nobre e a que a permite afirmar e credibilizar no seio da comunidade científica." Na minha opinião, falta o pronome reflexo nos verbos. E, caso colocados, o texto ficaria "A produção de conhecimento numa Instituição de Ensino Superior é a sua actividade mais nobre e a que lhe permite afirmar-se e credibilizar-se no seio da comunidade científica." Contudo, não sei se para o verbo credibilizar se pode utilizar o pronome reflexo. Agradecia que me elucidassem acerca destas dúvida. Obrigada.
Gostaria de saber como posso abreviar a palavra "número".
Estou escrevendo um artigo e gostaria de saber se está correto quando escrevo "nº" ou se seria necessário colocar um ponto ou um traço abaixo da abreviatura.
Obrigada pela atenção.
Qual é o superlativo de raro?
Raríssimo está correto? Se não, qual é o correto?
Quais os significados da palavra palamenta.
Com que significado pode usar-se fora do contexto náutico, que creio ser o original?
Qual a sua etimologia?
A segunda palavra Chefe em "Inspector-Chefe" ou a palavra Nacional em Director Nacional ou a palavra Adjunto em Director Adjunto deve ser iniciada com letra minúscula ou maiúscula?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações