Gostaria de saber se é correto utilizar artigo indefinido antes de nomes próprios.
Desde já agradeço.
Estou realizando um trabalho de padronização de cadastros. Gostaria de saber se existe algum material que me oriente sobre as regras de abreviações: nome próprio, tipo de logradouros, tratamento, etc.
Nesta frase, primeiro verso de um soneto, está assim: "Quero ver-te fazeres um soneto". Seria "quero ver-te fazer um soneto"? Quanto à primeira opção, não seria o mesmo que "quero ver tu fazeres um soneto"?
O que está certo?
Gostava de pôr a seguinte questão:
O que devo entender por Movimento Seara Nova?
Sou uma estudante do 12.º Ano do 1.º Agrupamento (área de Ciências) e estou a estudar, na disciplina de Português, o Modernismo, Fernando Pessoa e temas relacionados. Surgiu uma questão muito curiosa colocada pela minha professora de Português acerca de um mito ou lenda relacionado com Orfeu que pelo que sei é uma divindade mitológica que está associada à poesia e à música mas, de facto, não sei ao certo qual a história a que a minha professora se referia e não consegui encontrar informação. Agradecia que me contactassem e esclarecessem a minha dúvida.
Gostaria de saber quais os pontos a que devo prestar mais atenção no caso de, num teste, me pedirem que divida um soneto de Bocage por partes, tendo de fazer o resumo de cada uma!
Dúvida a respeito da grafia de numeral – ordinal dos seguintes exemplos:
6523.º -
85286.º -
Em primeiro lugar, cumprimento o Sr. Prof. F. V. P. da Fonseca e sua equipe pelo excelente trabalho. Além de ter esclarecido muitas dúvidas, fico muito feliz de ter contato (contacto, aqui também temos esta variante) com o Português de minha querida avó.
Quanto à palavra "termologia", o consulente está certo, pois ela designa o ramo da Física que trata do calor (ou da variação de calor). O nosso Aurélio traz o verbete.
Quanto à prosódia de "termostato", no Brasil é desse modo que escrevi (paroxítona). Apesar de ser de origem erudita, adaptou-se à tendência da nossa língua.
Abraço.
Apesar de já ter lido as respostas para plural de nomes compostos ainda tenho dúvida em detalhe quanto a cores compostas. No caso de "camisas verde-claras" a regra que li se aplica bem pois "claras" é um adjetivo. Mas se tivermos por exemplo "camisa azul-turqueza" ou "camisa vinho"? Então seriam "camisas azul-turquesas" e "camisas vinhos"? Acredito que não. Acredito que sejam "camisas azul-turquesa" e "camisas vinho", correto?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações