DÚVIDAS

Escrever uma pequena redacção

Como escrever uma pequena redacção? Sou professora de 1.º ciclo e tenho vindo a sentir alguma dificuldade em explicar como se escreve uma pequena redacção ou composição a alunos de 2.º ano de escolaridade (1.º ciclo). A questão é que eles repetem muitas vezes o «e depois», «e depois», não põem pontos finais, vírgulas e é complicado explicar-lhes quando o devem fazer. Tenho procurado em livros e não tenho encontrado nada que me oriente nesta aprendizagem. Faço composições colectivas com eles, mas noto que não chega. Portanto se me puderem ajudar, dando-me dicas ou regras para a construção de um texto simples, de uma história simples, agradecia imenso. Obrigada.

Resposta

Algumas notas de quem muito aprecia a leitura de textos elaborados pelos alunos. 1 – Não obstar à espontaneidade porque o texto pode ser monótono para o leitor mas muito natural e desinibidor para quem apresenta a narrativa. 2 – Introduzir, cuidadosamente, palavras e expressões que substituem depois: mais tarde, no dia seguinte, posteriormente, etc. 3 – A pontuação deve ser iniciada com diálogos e textos dramatizados em que as mudanças de ritmo e a emoção ajudam a perceber melhor a utilização dos sinais de pontuação. Aconselhamos a consulta de prontuários, nomeadamente das editoras Texto e Plátano. Ficamos disponíveis para mais sugestões se forem convenientes. “Piano, piano si va lontano” ou “devagar se vai ao longe”.

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