DÚVIDAS

Interpretação de ou

Em circular enviada pelo Júri Nacional de Exames para as Escolas, consta: «Devem ser designados obrigatoriamente como professores classificadores/relatores todos os professores que leccionam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do 9.º ano, no presente ano lectivo, ou que as tenham leccionado num dos anos lectivos transactos.» Duas interpretações que têm causado grandes divergências: 1 – um grupo de «todos os professores que leccionam no presente ano lectivo»; outro grupo de «todos os professores que tenham leccionado num dos últimos três anos» – um grupo exclui o outro. 2 – todos os professores, englobando numa única lista «os que leccionam no presente ano lectivo» bem como «os que tenham leccionado num dos três anos lectivos». Qual das interpretações está correcta?

Resposta

A conjunção ou não se refere apenas a uma ideia em alternativa que exclui outra. Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa, pág. 321) explica que as conjunções alternativas «[...] enlaçam as unidades coordenadas matizando-as de uma valor alternativo, quer para exprimir a incompatibilidade dos conceitos envolvidos, quer para exprimir a equivalência deles.» Na frase em causa, parece-me que ou assume um valor de equivalência, isto é, um valor inclusivo, próximo do significado aditivo de e. Considero, portanto, que a interpretação 2 é a mais adequada. No entanto, noto que há falta de informação na frase, porque ficamos sem saber se o segundo grupo só intervém se o primeiro não existir ou se ambos são chamados. Perante esta dúvida, o melhor é mesmo pedir esclarecimentos, contactando as entidades que zelam pelo cumprimento das normas em apreço.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa