Tenho por vezes necessitado de indicar valores de medidas de comprimento e fico na dúvida quanto ao modo correcto, nomeadamente quanto à repetição do símbolo do comprimento e aos espaços deixados ou não: Deverá ser, por exemplo ao indicar as dimensões de um móvel: "50x80x100 cm" ou "50 x 80 x 100 cm" ou ainda "50 cm x 80 cm x 100 cm". Qual será a que devo usar? Também fico na dúvida quando dados valores que, por poderem estar dentro de um intervalo, são indicados por dois números separados por hífen, como acontece muitas vezes em tabelas, neste caso deverá haver espaços entre eles ou não? Por exemplo: será melhor colocar "2-3" ou "2 a 3"? Igualmente ficará melhor: "13 a 15%" ou "13-15%" ou "13%–15%" ou mesmo "13% - 15%"? Na expectativa da vossa valiosa ajuda, despeço-me com os meus cumprimentos,
«Uma mãe gabando-se do seu filho: - Diante de meu filho todos ficam de boca aberta. - Ele é artista de TV? - Não, é dentista.» Existem duas maneiras de uma piada ser entendida, uma conotativa e uma denotativa? Poderia me ajudar?
Solicitava e agradecia o favor de me informarem qual a origem da expressão «sair pela porta do cavalo».
Por favor, gostaria de saber qual a pronúncia e o significado da palavra "excerto".
Por favor, gostaria de saber se é correto o uso de expressões tais como "em se tratando", "em sendo", "em se considerando", etc. ou se é vício de linguagem. Obrigada.
Quando estava a escrever um documento em Microsoft Word, constatei que a palavra "aplicacional" estava sublinhada a vermelho indicação de que está mal escrita, quando peço ao Microsoft Word que sugira a palavra correctamente escrita, apresenta uma lista onde a palavra não consta. A minha questão é a seguinte: A palavra existe e não está no dicionário do processador de texto ou não existe?
Sou professora de línguas e queria colocar uma pergunta sobre o assunto das características da linguagem empregada nos jornais e quais as diferenças com a linguagem poética.
Muito obrigada.
Numa gramática da língua portuguesa, editada na Polónia, está escrito que depois dos verbos "deixar", "fazer", "mandar", "ver", "ouvir" geralmente usamos o infinitivo impessoal (p. ex. «mande entrar os convidados», «ouvi cantar muitos coros», etc.). Há alguma excepção à regra? Pode-se dizer: «mandei-lhes não sairem de casa?» Obrigada pela ajuda!
Gostaria que me explicassem a origem e o significado da expressão popular
«Ala, que é Cardoso!»
Como se pronuncia a palavra hipertaxe? Encontrei-a na Moderna Gramática de Evanildo Bechara.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações