DÚVIDAS

Novos usos das palavras gama, pontual, meu e complicado

Após 30 anos fora do País estou a tentar compreender o significado de novas frases na linguagem. Assim peço que me ajudem. Um automóvel "topo de gama" (“topo”= «parte de cima»; “gama”= «terceira letra do alfabeto grego») Um caso "pontual" (“pontual” = «pessoa que chega à hora combinada») Estás bom, “meu”? (“meu” quê?) Raramente oiço a palavra "difícil"; agora é tudo “complicado”. Que “bicha” passou a ser “fila”, aí compreendo.

Resposta

Gama significa também uma «série de coisas da mesma categoria, ordenadas segundo o seu valor». Topo de gama é uma expressão lexicalizada, com função atributiva, que coloca um dado objecto num lugar elevado de uma escala. 2. Pontual opõe-se a contínuo, durativo. Uma ocorrência pontual não tem antecedente nem continuação; é única, singular, momentânea, acidental. 3. Meu é uma forma de interpelação no registo familiar do português europeu; equivale a . 4. Difícil é algo que exige esforço para ser feito ou compreendido. Complicado é o resultado da acção de complicar (do latim ‘complĭco’, ‘complicāre’, que significa «enrolar»), o oposto de explicar. Nota: há estudos muito interessantes sobre o que as incidências lexicais dizem de uma sociedade.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa