DÚVIDAS

Ignorante ‘vs.’ desconhecedor

Não existe uma ténue diferença entre “ignorante” e “desconhecedor”, ou seja, “ignorante” não é alguém que deveria ter mais conhecimentos sobre um determinado tema e não os tem, ao contrário de “desconhecedor”, que simplesmente não sabe da existência ou significado desse mesmo tema? Grato.

Resposta

Não há nenhuma subtileza desse tipo nas definições de ignorante e desconhecedor. Eu posso dizer que ignoro o que o caro consulente comeu ontem ao jantar sem que isso signifique que este que lhe escreve tivesse alguma obrigação de conhecer os seus hábitos alimentares. O que há é acepções em que estas palavras podem deixar de ser sinónimas. Por exemplo, de acordo com o Dicionário da Porto Editora, um desconhecedor pode ser também um «ingrato, um mal-agradecido», mimos que já não se associam ao termo ignorante. Por outro lado, agora de acordo com o Dicionário Houaiss, um ignorante pode ser um «mal-educado, grosseiro, pretensioso, presunçoso», ou mesmo um indivíduo «sem malícia, puro, inocente», coisas que não nos vêm à cabeça se lhe chamarmos simplesmente desconhecedor.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa