Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Nuno Ferreira Engenheiro electrotécnico Cartaxo, Portugal 57K

Durante a minha licenciatura, no IST, foi-me sempre transmitido que, em termos linguísticos, as unidades não têm plural, tanto quando se escrevem como símbolos como por extenso, visto tratar-se de unidade padrão. Correctamente, dever-se-á dizer, p. e., «20 metro» e não «20 metros». Dado que obtive recentemente a confirmação de que esta regra se mantém e está linguisticamente correcta, agradeço o vosso parecer.

Os meus agradecimentos.

Maria Machado Professora Porto, Portugal 21K

Garrafão tem aumentativo? É correcto considerar garrafão o aumentativo de garrafa? Garrafa e garrafão não são dois substantivos distintos?

A questão surgiu numa ficha de trabalho dos meus alunos, e após várias pesquisas não consegui ser esclarecida.

Paulo Alexandre dos Santos Silva Desempregado Ponte de Lima, Portugal 3K

Como é propriamente designado na língua portuguesa o sinal ç (cê de cedilha), já que não é propriamente uma letra, da mesma maneira que, por exemplo, o sinal ~ (til) não é considerado um acento, mas sim um sinal de nasalação?

Jorge Suzuki Comerciante Goiânia, Brasil 17K

Há palavras com o tritongo uou?

Miguel Braga Portugal 9K

Solicito comentários e esclarecimentos sobre as seguintes palavras utilizadas na ilha da Madeira: bilhardeira e bezana.

Agradecido pela atenção.

Paulo Pacheco Designer Porto, Portugal 15K

Gostaria de saber se o vocábulo corta-mato (prova de atletismo) deve ou não ser grafado com o hífen.

É que fui informado, por mais do que um professor de Português, de que é errado colocar o hífen... Mas não estou convencido!

Vanessa Mourão Estudante Lisboa, Portugal 8K

O que é que está correcto?

«Não dei de conta.»

«Não dei conta.»

Edson de Medeiros Médico Rio de Janeiro, Brasil 10K

Encontrei a expressão latina volens, nolens no livro Cortar o Mal pela Raiz! e não consigo encontrar o seu verdadeiro significado. Podem me ajudar?

Nádia Rodrigues Estudante Porto, Portugal 38K

Um verbo pode ser considerado principal e copulativo, ao mesmo tempo? Por exemplo, na frase: «A Joana come o bolo», o verbo comer é principal ou copulativo?

Carlos Madeira Jornalista Lisboa, Portugal 38K

Quando andei na universidade, era proibido dizer «nitrogénio» (apesar dos nitratos, etc.), só «azoto». Agora, cada vez mais, escreve-se e diz-se nitrogénio, mesmo em publicações oficiais. Até o dicionário da Academia (GDLP) regista nitrogénio como «o mesmo que azoto» (e abona com a revista Homem...). Não consigo saber qual é a posição oficial, mas deve haver alguma comissão ou organização a quem caiba decidir estas coisas...