Gostaria de saber a origem e definição correcta da palavra ecopista ou eco-pista. Tenho visto algumas linhas de caminhos-de-ferro antigas transformadas em trilhos bastante agradáveis e reparei nesta definição. Como surgiu e como é a sua correcta expressão?
Obrigado!
1. «Ele é baixinho.»
2. «Ele falou baixinho.»
Podemos considerar que a palavra baixinho da segunda frase é um advérbio? Não são os advérbios invariáveis?
Obrigada.
Qual a diferença entre palavras convergentes e palavras divergentes?
Qual é a etimologia e o significado da palavra deleite?
Como se escreve «in extremis» e o que quer dizer?
Poderemos classificar os nomes próprios de contáveis/não contáveis, concretos/abstractos? Dou o exemplo de Maria, que é um nome próprio, humano animado, é também contável e concreto? Quando o nome amizade está no meio da frase com maiúscula, como o classificamos?
Agradecia que me esclarecessem sobre a designação que devo empregar: «polaridade afirmativa» (de acordo com a entrada da TLEBS relativa à polaridade) ou «polaridade positiva» (expressão utilizada no Ciberdúvidas e em documentos sobre a TLEBS publicados mais recentemente)?
Obrigada, mais uma vez.
Como se consideram, à luz da TLEBS, as tradicionais formas de frase enfática e neutra?
Obrigada.
Quais as subclasses em que devem ser incluídos os nomes actividade(s) e resto(s)?
1.º considerando a gramática tradicional
2.º considerando a TLEBS
Gostaria que me esclarecessem quanto à designação de determinante nulo.
Muito obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações