Gostaria de saber qual a diferença entre as palavras chávena e xícara e em que situações se devem empregar ambas.
A palavra entorse é um substantivo feminino, segundo o Porto Editora. Porém, o Houaiss (versão brasileira) afirma ser um substantivo masculino. Verifico que no Corpus Davies-Ferreira e na Linguateca não há uniformidade.
Agradeço os vossos doutos comentários.
O dicionário Aurélio on-line define microchip como substantivo masculino, assim como «o disquete».
Em Portugal geralmente usa-se a forma feminina: «a disquete». Ora se microchip significa «chapa», «microchapa», «miniatura de pastilha», «pastilha de silício», não deveria ser «a microchip»?
Obrigada.
Gostaria que me fizessem a análise sintática da frase «Corremos pela quinta, eu, o pai e a mãe», dado que uma correcção feita por um professor indica como sujeito «nós» (subentendido), «pela quinta», complemento circunstancial, e «eu, o pai e a mãe», complemento directo.
Muito obrigada.
Venho solicitar-vos ajuda para a designação do complemento «com a régua» na frase «Entrou com a régua na mão». De acordo com a TLEBS, entretanto suspensa, parece-me ser um modificador preposicional, mas tendo em atenção a gramática tradicional, que é a que, agora, preciso de esclarecer, não consigo atribuir classificação ao complemento circunstancial que representa (Será de modo?! Não me parece).
Grato pela atenção.
Tendo encontrado ambos os termos no dicionário — Epifânia e Epifania, um como antropónimo, e outro como designação de festa religiosa —, gostaria de saber se o antropónimo Epifânia também se pode utilizar em português de Portugal ou apenas em variante brasileira.
Gostaria de saber qual é a semelhança entre a origem das línguas e a origem das pessoas.
Obrigada.
A minha dúvida prende-se com o uso do h mudo no meio de uma palavra composta: "lipohipertrofia". Ou seja, qual a grafia correcta: "lipoipertrofia", "lipo-hipertrofia" ou "lipohipertrofia"?
Obrigado, desde já, pelo vosso tempo.
Gostaria de saber qual o antónimo de precoce.
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações