Em relação à resposta enviada em 19/11/2008 com o título: «Dois tipos de máquinas» e «várias marcas de refrigerantes», apesar de bem explicado, ainda me restaram dúvidas. Com relação ao nome açúcar, quando nos referimos à quantidade, foi explicado que não podemos dizer "três açúcares", motivo pelo qual o correto é: «três quilos de açúcar».
Sabendo que há mais de um tipo de açúcar, por exemplo açúcar refinado, açúcar mascavo, glicose, dizemos: «comprei dois tipos de açúcar: um tipo é o refinado e o outro é o mascavo.» Nesse caso não seria possível utilizar a palavra açúcares, não a se referir à quantidade, mas aos tipos (refinado e mascavo)?. O mesmo não acontece quando dizemos «a indústria fabrica dois tipos de máquinas; uma para cortar e outra para dobrar»? Quando vamos ao supermercado e compramos "refrigerantes", normalmente estamos nos referindo a duas ou mais embalagens plásticas que contêm uma certa quantidade em litros do produto (refrigerante). Se dissermos apenas que compramos "dois refrigerantes", não sabemos a quantidade; nesse caso como podemos dizer que "refrigerante" é contável, conforme foi explicado?
Desculpem-me por insistir.
Gostaria que me confirmassem se precariedade e prece têm a mesma origem etimológica.
Agradeço, desde já a atenção.
Gostaria de saber a origem do verbo judiar. Teria que ver com judeu? Não como pacientes certamente, suponho, pois o holocausto é bem posterior ao surgimento de nosso idioma. Seriam então agentes numa visão ainda medieval do que foi feito com Jesus?
Grato.
O correto é «dados cadastrais», «dados cadastral» ou «dado cadastral»? Estou usando para nomear um arquivo, vou colher várias informações de um cliente XXX para fazer um cadastro do mesmo.
Grato.
Gostaria de saber por que dirrimir tem o sentido de «impedimento de algo», quando na verdade significa «resolver, solucionar».
Grato.
O substantivo corte, significando «conjunto de pessoas que está perto de um soberano», pode ser considerado colectivo?
Obrigada.
A palavara ecstasy é feminina ou masculina, isto é, deve se escrever «a ecstasy» ou «o ecstasy»?
Como podemos escrever por extenso as seguintes porcentagens?
1,40%
0,5%
0,05%
0,005%
Obrigada pela atenção!
Gostaria de saber quando devo usar as expressões pasmo e pasmado.
Está certa a frase «Estou pasmo com tudo que aconteceu» ou [é melhor] «Estou pasmado com tudo que aconteceu»?
Grato.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações