DÚVIDAS

Análise sintáctica: coordenação e orações subordinadas substantivas relativas
Estou quebrando a cabeça para fazer a análise sintática do seguinte trecho: «A exploração sustentável — um nome pomposo que significa não retirar do ambiente mais do que ele pode repor naturalmente — ganha cada vez mais espaço como estratégia para acomodar os interesses conflitantes de quem tira o sustento da natureza e de quem quer ver as paisagens intocadas.» Poderia fazer a análise desse trecho para mim? Eu ficaria extremamente grato. Os dois pronomes quem funcionam como sujeito?
São Martinho de Anta (Vila Real, Portugal)
São Martinho de Anta, ou São Martinho de Antas? Muito frequentemente surge designada como São Martinho de Antas, mas o decreto que elevou a povoação a vila afirma expressamente que o nome da povoação deve ser escrito no singular, e não no plural. Fonte: Wikipédia > São Martinho de Anta Será que Miguel Torga (e os seus conterrâneos) se importaria com as duas variantes? Obrigado pelo esclarecimento.
O substantivo considerando
Alguns atos regulamentares (e até mesmo leis) no Brasil contêm, entre a epígrafe e o primeiro artigo, os fundamentos que levaram à sua edição. Tais fundamentos são constituídos por parágrafos e cada um deles se inicia pelo gerúndio do verbo considerar. Alguns autores denominam essa fundamentação de “consideranda”, porém, não encontrei em dicionários este termo. Minhas dúvidas a respeito são: a) a expressão está correta? b) se estiver, ela se refere a cada um dos parágrafos, ou ao conjunto? c) alguns autores a utilizam como substantivo masculino plural. Está correto? (exemplo: no documento , a Seção 1 da Emenda). Parabéns e muito obrigado por esse trabalho que há tempos vem sendo realizado em prol de nossa língua e do qual sempre me valho.
Orações condicionais com verbo no pretérito perfeito e presente na oração principal
Fui questionada sobre uma oração condicional que trazia um verbo no pretérito perfeito e um verbo no presente na principal: «Se a cadeia de caracteres-padrão foi criptografada, essa mesma cadeia deve ser fornecida como um valor diferente.» Essa construção é possível, baseado no fato de que a condição se dá no uso do "se" e não no "verbo"?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa