Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Rui Pádua Empregado Lisboa, Portugal 19K

Gostaria de saber que verbo será mais correcto de usar.

«Denunciar o contrato», ou «renunciar o contrato»?

Grato pela resposta.

João Paiva Engenheiro Lisboa, Portugal 5K

Recentemente, numa tasca de Alfama, ouvi uma conversa em que se falava algo parecido com português. Quem estava comigo disse-se ser um "dialecto" antigo da gatunagem de rua, com o nome "oni'". Uma espécie de código, para não serem entendidos por "estranhos" talvez não seja correcto chamar dialecto. Existe este "oni"?

Obrigado.

Amélia Gomes Professora Praia, Cabo Verde 11K

Agradeço a vossa resposta. Aproveito este momento para louvar o trabalho que têm feito, esclarecimento de dúvidas de forma muito clara, e o contributo que têm dado para a boa prática da língua portuguesa.

Queria que me explicassem porque é que Carnaval da Vitória é uma personagem [da novela Quem Me Dera Ser Onda, de Manuel Rui], porque no seio dos professores há duas posições. Uns acham que é personagem, e outros defendem que ele não pode ser personagem porque os animais só podem ser personagens nas fábulas.

Muito obrigada pela atenção.

Paloma dos Santos Estudante Mato Grosso do Sul, Brasil 31K

Eu gostaria de saber qual é a palavra que traz ditongo: é paisinho, ou paizinho?

Obrigada.

Jurandir Marinho Professor São Paulo, Brasil 10K

Por meio da derivação regressiva, originam-se os nomes deverbais: buscar => busca, apelar => apelo; vender => venda, debater => debate; seduzir => sedução, seguir => seguimento. Nos exemplos dados, temos verbos da 1.ª, 2.ª e 3.ª conjugações, a partir dos quais foram criados substantivos de gêneros distintos («a busca», «o apelo», etc).

Minha pergunta: de que forma se define o gênero da palavra a ser formada? Seria convencional?

Em tempo, gostaria de saber o que é uma “banda desenhada”?

Obrigado e tudo de melhor sempre!

Júlia Silva Téc. sup. de emprego Vila Nova de Gaia, Portugal 8K

Há pouco tempo foi diagnosticada à minha filha de 8 meses roséola infantil, também conhecida por «sexta doença». "Sexta", devido ao facto de ter sido descoberta depois das outras cinco doenças exantemáticas mais conhecidas: o sarampo, a escarlatina, a rubéola, a varicela e o megaloeritema. Posteriormente, com a exacta definição do agente responsável e das suas características concretas, denominou-se exantema súbito ou roséola infantil.

A minha questão é: como se pronuncia exantema e exantemáticas? Segundo a minha interpretação, no dicionário, o "x" deve ler-se "z"; estou correcta, ou não?

Agradeço, desde já, a vossa ajuda.

Ana Silva Estudante Tomar, Portugal 8K

A que subclasse pertence o nome homem designando «humanidade»?

Anabela Pereira Professora Castelo Branco, Portugal 18K

Será orquestra um nome colectivo?

Luísa Morais Tradutora Almada, Portugal 5K

Surgiu-me, numa tradução de inglês para português, o termo parasomnia (termo de psicologia, referente a perturbações do sono), que vi traduzido num dicionário médico em português do Brasil como "parassonia" e no IATE [Base terminológica multilingue da União Europeia] como "parasonia". Encontrei também o termo "parassónia" em alguns sítios na Internet. Contudo, nenhuma versão desta palavra surge no dicionário da Academia das Ciências de Lisboa.

Agradecia que me pudessem esclarecer quanto ao termo mais correcto em português.

Desde já, muito obrigada.

Márcia da Silva Estudante Contagem, Brasil 9K

Gostaria de saber qual é a forma correta: «toalha todo molhada», ou «toalha toda molhada»? A palavra todo é advérbio, ou adjetivo nesse contexto?

Obrigada.