Maiúsculas com sol, terra e céu
Deverei escrever “sol”, “terra” e “céu” em letra maiúscula ou minúscula?
O feminino de camelo
Qual o feminino de camelo?
O uso dos pronomes interrogativos que ou qual
Eu gostaria de saber se existe alguma regra gramatical que determina o uso dos pronomes interrogativos que ou qual. A explicação das gramáticas normativas não estabelece a diferença entre quando se deve usar que e quando se deve usar qual. Será que nós usamos um ou outro de forma idiomática? Ou existe uma construção gramatical implícita quando se usa cada um destes pronomes?
Muito obrigado.
«Eles próprios» e «eles mesmos»
Em textos escritos por mim (trabalhos e coisas similares), os professores corrigem-me quando escrevo «eles próprios» em vez de «eles mesmos» e vice-versa.
Mas qual a diferença, se a houver, e qual a regra para o seu uso?
(Aparte: creio até que o F. Pessoa dizia qualquer coisa sobre isto.)
Vírgula antes da palavra para
É correta a utilização da vírgula na seguinte frase? "Por derradeiro, encaminhe-se o feito à douta Procuradoria Geral de Justiça, para, em quinze dias, manifestar-se". A dúvida deve ser direcionada para a vírgula utilizada antes do termo "para".
O sentido de «então»
Qual o sentido de "então" nas seguintes orações? – O então presidente Fernando Henrique Cardoso compareceu à reunião... – O que é isso, então? – Todos devem então retirar suas mãos da mesa. – Nós mudámos muito desde então? – Então... vamos ou não vamos à reunião?
Contrato e contracto
Para referir um acordo comercial entre duas entidades, usa-se a palavra contrato, ou contracto?
A regência dos vocábulos atenção, atento e atendimento
Tenho um pouco de dificuldade com o uso dos vocábulos atenção, atento e atendimento no que diz respeito à regência. Como se usa esses nomes e quais o erros mais frequentes ao utilizá-los?
Eloísa, Eloisa e Heloísa
Minha neném nasce essa semana, passei a gestação inteira decidida a colocar Eloísa com E. Na reta final, as pessoas falam que é errado, me tire essa dúvida por favor. Eloísa com E está errado?
Advérbios de intensidade e advérbios de quantidade
Com base num outro artigo que li neste site, aprendi que a palavra nada é considerada um «advérbio de intensidade».
A minha dúvida é se advérbios de intensidade são sinónimos de advérbios de quantidade, pois já não encontro estes últimos nas gramáticas actuais.
Obrigado.
