Presente do conjuntivo vs. imperativo
Peço a vossa atenção para as frases seguintes: «Aventure-se por Portugal. Descubra a simplicidade de um país autêntico.»
a) Sabendo que o imperativo afirmativo apenas possui formas próprias para as segundas pessoas do singular e do plural, tomando as restantes pessoas as formas do presente do conjuntivo;
b) Sabendo (ainda relativamente ao modo imperativo) que a 3.ª pessoa terá de ser antecedida, expressamente ou não, por você e afins...
c) As formas verbais na frase acima dir-se-ão no presente do conjuntivo, ou no imperativo?
Advérbios de lugar associados a expressões locativas plenas
No exemplo «Eu fui lá, à praia», estamos perante um complemento oblíquo («lá, à praia»), ou dois complementos ligados por uma vírgula?
Chavear
Qual das formas verbais está correta? a) Chavear; b) Enchavear. Justificar a(s) resposta(s).
Sistema e subsistema
Qual a diferença entre: «Sistema» e «sub-sistema»? Obrigado.
Alfabeto e esqueleto:
nomes coletivos?
nomes coletivos?
Será que me poderiam esclarecer uma dúvida colocada pelos alunos, quando estávamos a estudar as subclasses do nome?
As palavras alfabeto e esqueleto são nomes coletivos de, respetivamente, letras e ossos?
Maldispor / bem-dispor / mal-grado (malgrado, pós AO)
A professora do meu filho insiste que mal disposto, bem disposto, etc se escreve numa só palavra.
Podem confirmar se assim é e explicar porquê?
Também gostaria que me esclarecessem sobre a palavra mal-grado.
Desde já, obrigada.
Vocábulos de informática
O entusiasmo com as novas tecnologias tem-se revelado de convivência difícil com a língua portuguesa. Por uma entranhada razão cultural, o Português de Portugal resiste à introdução de neologismos tecnológicos adaptados à língua. Preferimos utilizar o estrangeirismo (fax em vez de telecópia, por exemplo). Com a escalada vertiginosa do multimedia e da Internet, a situação está a atingir proporções vergonhosas. Eu próprio sou confrontado muitas vezes com a situação e, confesso, não encontro grandes soluções práticas, sobretudo porque as principais fontes de informação sobre estas áreas são de origem anglófona. Assim sendo, qual será o melhor sinónimo, com a mesma carga semântica, para as expressões que se seguem: download; broadcasting; World Wide Web, ou simplesmente Web; browser; on line; software; hardware; homepage; login; streaming; edutainment (education+entertainment).
As formas regionais "deia" (= dê) e "vaia" (= vá)
Dos erros de língua que os falantes produzem, os que mais me inquietam são, sem dúvida, o desrespeito pela reminiscência do sistema casual latino (o célebre *«vi ela») e a falta de sensibilidade estética em colocando os pronomes pessoais com função de complemento (o não menos omnipresente *«porque sentei-me»). Logo a seguir vêm aquelas deformações expressivas das formas do presente do conjuntivo:
(i) «Estás pr'aí a estrabuchar... Tu queres é que eu te *"deia" uma boa palmadona!»
(ii) «Mas se tu não me falas, porque é que queres que eu *"vaia" à festa?»
Gostaria de saber se apontais alguma explicação para este arrebatado prolongamento tão caricato...
Irascível: pronúncia
Qual a forma correcta de se pronunciar a palavra irascível? Se for "irrascível" qual o motivo? É errado pronunciar a grafia, uma vez que segundo a norma gramatical as palavras grafadas com um único "r", entre vogais ou vogal/consoantes, não são pronunciadas com dois rr?
A etimologia do substantivo gene
Gostaria de saber a etimologia da palavra gene. Vem de «nascer», mas também pode ser «raça», «geração»?
Obrigada.
