DÚVIDAS

Novo Acordo Ortográfico (AO): prefixo re-, novamente
Sou estudante brasileiro, cursando a graduação em Letras na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Acompanho o sítio Ciberdúvidas e as discussões que lá se passam, há alguns anos. E, certamente, sou mais um dos inúmeros consulentes que têm dúvidas com relação ao uso do hífen de acordo com a Reforma Ortográfica. Minha dificuldade, em específico, é concernente ao prefixo re-. Li algumas respostas, das quais a 24188, mas, mesmo assim, persiste o problema. O que entendo, na regra b) do 1.º da Base XVI e em seu complemento, dado pelo texto introdutório do 1.º, que indica quais os prefixos e falsos prefixos considerados, é que, apesar de re- não estar relacionado na lista, podemos inferir que nela se encontra, já que há ali um terrível "etc.", que dá à interpretação possibilidades mil. Li também alguns artigos a respeito do Acordo, como o "Guia prático da Nova Ortografia", de autoria do professor Douglas Tufano, publicado aqui no Brasil pela Editora Melhoramentos, e não obtive esclarecimento sobre isso. Serão aceitáveis as grafias de "re-edição" e "re-educação", por exemplo? Se não, quais são os argumentos que posso utilizar para refutá-las? Acredito que o senhor pode me ajudar a sanar essas terríveis dúvidas. Desde já, muitíssimo obrigado.
Tsunâmi ≠ maremoto
Qual o termo correcto a empregar: tsunami ou maremoto?    Partindo do princípio de que as duas palavras têm o mesmo significado, presumo que o correcto será maremoto, mas surgiram-me dúvidas em relação aos significados das mesmas (maremoto = tremor de terra no mar, e tsunami = onda de água consequência do maremoto?).    No entanto, creio que o efeito (onda) será sempre o maremoto, apesar de se utilizar frequentemente o "tsunami", dependendo das zonas geográficas do globo onde os mesmos acontecem (p.ex. Japão)...    Ciberdúvidas, quem as não tem?...  
O significado da palavra caligrafia
Gostaria de esclarecer uma dúvida. Que significado(s) tem a palavra caligrafia? Já vi quem insistisse tratar-se de uma forma de escrever (estilo de escrita) e já li ser uma arte de escrever de forma bonita, com letra manuscrita. Gostaria, se possível, que pudessem dar-me uma definição e se ambos os significados são válidos, «forma como se encadeiam ideias, estilo de escrita» e/ou «apenas a parte motora/gráfica da escrita manuscrita». Muito obrigada, desde já.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa