Não se percebe bem o que pretende, quando diz «em modo absoluto ou apenas de modo relativo», pelo seguinte:
a) Por que razão escreve «em modo absoluto» e depois «de modo relativo»? Isto é, que pretende significar empregando a preposição em (em modo...) e depois a preposição de (de modo...)?
b) Também não se percebe bem a que se refere o pronome estes (estes têm de verificar), masculino do plural, porque neste período há apenas um ser masculino do plural, que é dois objecto. Sim, estes, mas estes quê? Estes dois objectos? Mas não faz sentido «estes (dois objectos) têm de verificar», porque os objectos não verificam.
Não posso responder, porque não me parece que a consulta esteja redigida com toda a clareza. Só assim poderá ser possível uma resposta clara.
Vamos ao resto:
É evidente que, se dissermos que A é mais amarelo que B, temos de admitir que, quem assim fala, considera amarelo o ser A e o ser B.
Actualmente devemos dizer assim:
«A é maior do que B». Mas não devemos considerar erro de português dizer-se: «A é mais grande do que B». Garcia de Resende, por exemplo, escreveu: «El-rei era homem... de meia estatura, porém mais grande que pequeno». Mas ... nem sempre é correcto dizer-se mais grande.
Cf.: «Mais grande» é erro?