A crase em algumas frases
Sou tradutor, aqui em Brasília, e estou deparando-me com uma dúvida sobre uso de crase. Pediria que me esclarecessem se está correto o uso de crase nas seguintes frases: - submeter à aprovação toda e qualquer proposta de alteração... - submeter à aprovação autorização para exploração dos serviços de... - submeter à homologação os acordos de coordenação internacional... Na minha humilde opinião, a crase caberia se fosse definido quem aprova, quem homologa (exemplo: submeter à aprovação da Diretoria toda e qualquer...)
Desde já agradeço.
Massagear = massajar
Gostaria de saber se existe outro verbo para massajar. Recentemente ouvi massagear e perguntei-me se seria a versão do PB.
Eu queria/quero um café
Sou estudante de Eng. Electrotécnica na Universidade de Coimbra e faço um grande esforço para falar e escrever bem o Português.
Quando uma pessoa chega a um café, por exemplo, deve dizer: "eu quero um café" ou "eu queria um café"?
Sobre o feminino de ídolo
Aquando da final do programa televisivo Ídolos, ganho por uma mulher, a concorrente Sandra, houve uma expressão muito pronunciada pelos apresentadores que me deixou com o bichinho atrás da orelha. A expressão foi a seguinte: «Sandra é o novo ídolo de Portugal.» Esta expressão foi várias vezes repetida e sempre me soou estranha. De acordo com as regras de concordância da língua portuguesa, o correcto não seria «Sandra é a nova ídolo de Portugal?» Tal como dizemos «Maria é a nova presidente» e não «Maria é o novo presidente», vinha perguntar se o meu raciocínio está correcto, ou se este caso é uma das excepções na nossa magnífica língua…
Numa segunda abordagem desta questão, e após ter feito algum trabalho de análise, verifiquei que a palavra ídola está dicionarizada [...]. Poderá por conseguinte a forma mais correcta não ser nenhuma das anteriores, mas, sim, «Sandra é a nova ídola de Portugal»?
Um chope, dois chopes
A palavra "chopp", ou chope, admite plural?
A abreviatura c. (datas)
Estou com uma dúvida difícil de esclarecer: qual a diferença entre (c. 1475-1552) e (1475-1552) na referenciação a uma figura histórica.
A utilização da palavra oiça
Pretendia esclarecimentos sobre a utilização da palavra oiça. É uma evolução como louça/loiça?
Obrigado.
Dário ou Dario?
Desculpem as perguntas (talvez já tenham sido feitas). Mas como se deve ler o nome Dario (como "Dário" ou "Dârio") e porquê? Existe algum dicionário português que "demonstre" a vocalização das palavras? (existe em CD-ROM?).
Desde já o meu muito obrigado!
O tempo e o modo do verbo depois de talvez
Numa conversa informal com um amigo, que me fez a pergunta «Vamos à praia esta tarde?», surgiu-me a seguinte dúvida na simples resposta com o advérbio talvez: estará correto responder «Talvez vamos», mas também estará correto responder «talvez iremos»?
No «talvez vamos», o verbo ir está no presente do conjuntivo (como o tempo normalmente usual a seguir ao advérbio talvez), poderei também empregar o futuro a seguir ao advérbio talvez?
Antecipadamente grata por um esclarecimento.
A origem da expressão «passar as passinhas do Algarve»
Qual a origem da expressão «passar as passinhas do Algarve»?
