A etimologia de melancia
Gostaria de saber informações históricas e linguisticas mais detalhadas sobre a etimologia da palavra melancia.
Até o momento encontrei as seguintes informações:
«Do árabe balansia, "valenciana", pelo português antigo balancia e belancia [= melancia], por influência de melão.»
«ETIM(1609) balancia, belancia (f. arcaica ainda us.), prov. termo africano ou do árabe, com infl. de melão.»,
«Etymology. Alteration of balancia (“watermelon”), influenced by melão (“melon”), from Arabic بَلَنْسِيّ (balansiyy, “Valencian”).»*
Qual seria exatamente a relação de melancia com valenciana/valencian? Teria alguma relação com o dialeto árabe de Valência?
Agradeço desde já.
[* N. E. – Informação do Wiktionary. Tradução: «Etimologia. Alteração de balancia (“melancia”), influenciada por melão, do arábico بَلَنْسِيّ (balansiyy, “valenciano”).»]
Tenha aparecido / interessassem
A minha dúvida trata-se da aparência do conjuntivo em orações subordinadas depois de um verbo principal seguido pelo advérbio "apenas" (na acepção de "somente"). Não entendo porque o modo conjuntivo é admissível em alguns exemplos, como nos que seguem: 1. [Auto do frade por João Cabral de Melo Neto] Noto apenas é que o juiz, que na execução capital é mais importante que o réu, é até sua figura central, não tenha aparecido aqui.... 2. [O meu exemplo] Ele apenas lia coisas que lhe interessassem mesmo. No primeiro exemplo, eu tivesse escrito "apareceu" em vez de "tenha aparecido". No segundo exemplo, seria admissível escrever "que lhe interessaram mesmo"?
Análise sintática da expressão «história universal da burla»
Qual é a função sintática de «burla», em «história universal da burla»?
O termo “cresiologia”
Existe o termo “cresiologia”? Em caso afirmativo, que significado guarda?
Paleossolo
Tenho lido a palavra paleossolo escrita com dois esses e com um só.
Creio que a existência de vogais obriga aos dois s mas a corrupção já chegou às palavras...
Competente
Pode-se falar num motor de busca "competente", como um motor de busca que funciona bem? E, na mesma ordem, dizer que a medição de luz de uma câmara digital é "competente"? Agradeço o esclarecimento.
Concorde
Na resposta intitulada "Locução verbal. outra vez". O dr. José Neves Henriques escreveu a seguinte frase: «A análise que preferi parece-me mais simples e um pouco mais concorde com o sentido da frase.» Minha dúvida « mais concorde» ou «mais concordante»? Obrigado.
Síndrome da criança maltratada
É aceitável a tradução «síndroma da criança batida» para a expressão inglesa "child battered sindrome"?
A palavra seguidista
Gostaria de saber se a palavra seguidista é aceita pela norma culta da língua portuguesa. Trata-se de um galicismo? Creio que esta palavra é empregada sobretudo em Portugal e não no Brasil. A minha observação está correta?
Muito obrigado.
Ulema
Gostava de saber qual a forma correcta de escrever o nome próprio "Olema"; com "O" ou com "U"?
Obrigado.
